Cruzeiro vence o Palmeiras no Mineirão e se aproxima do G4

No segundo compromisso entre Palmeiras e Cruzeiro em um período de 15 dias (em 28 de junho, pela Copa do Brasil, os times empataram em 3 a 3), a Raposa levou a melhor no confronto de ontem válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deixou a equipe palmeirense fora do G4. Com o resultado, o Verdão agora abriu 13 pontos de distância para o Corinthians, primeiro colocado na tabela.

A derrota no Mineirão interrompeu a sequência de quatro vitórias seguidas pelo Palmeiras em jogos do Brasileirão, e ainda colocou mais pressão na equipe diante do clássico com o Timão, que será disputado na próxima quarta, dia 12, no Allianz Parque. Foi o segundo revés seguido da equipe alviverde, que na quarta-feira passada perdeu por 1 a 0 para o Barcelona do Equador pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Enquanto o Palmeiras se distanciou da liderança, o Cruzeiro se aproximou do G4 e ficou em 6º lugar, com 17 pontos, abaixo justamente do time palmeirense, que alcançou 19 pontos e está em 5º lugar na competição.

Com menos de 1 minuto de início da partida, Henrique já assustou e sugeriu um Cruzeiro ativo em campo. O Palmeiras não se intimidou com a condição de visitante e conseguiu controlar as ações do rival nos primeiros 30 minutos de jogo. A equipe desperdiçou chances de abrir o placar e ainda reclamou de um pênalti sofrido por Roger Guedes que não foi marcado pela arbitragem.

Aos 31 minutos da primeira etapa, Thiago Neves marcou o primeiro gol para a equipe mineira.  Alisson deu um belo passe para o meia, que quase sem ângulo, bateu na saída do goleiro Prass. O gol tranquilizou o time, que estava tenso em campo devido ao domínio palmeirense. O Verdão estava à vontade como visitante, posicionando-se de forma madura e eficaz.

Dez minutos depois do primeiro gol, a equipe celeste ainda conseguiu ampliar o placar com Hudson, que aproveitou chute de longe de Lucas Romero e desviou de cabeça, sem chances de defesa.

O técnico Cuca se irritou com a arbitragem, que ignorou quando Murilo derrubou Roger Guedes próximo a lateral da área e mandou o jogo seguir, sem marcar pênalti para o Palmeiras. Além disso, Mina também reclamou de ter sido agarrado por Léo.

O placar desfavorável obrigou o treinador a apostar numa equipe mais ofensiva na etapa final. Mayke foi substituído por Keno, e Tchê Tchê se deslocou para a lateral direita, enquanto Dudu saiu da ponta para atuar no meio-campo. A tática deu certo e o alviverde voltou a crescer, mas o Cruzeiro conseguiu controlar o jogo, com três volantes em campo.

Roger Guedes se destacou na partida, fazendo a diferença pelo lado direito para o Verdão. Aos 18 minutos do segundo tempo, o atacante recebeu passe de Tchê Tchê e cruzou para Willian Bigode marcar de cabeça o primeiro para a equipe alviverde.

Com a vantagem, o Cruzeiro se fechou e apostou em contra-ataques. No final da partida, aos 46 minutos, o time ainda conseguiu aumentar o placar, com gol de Élber, que bateu em cima de Prass, mas conseguiu marcar no rebote.

Enquanto o Palmeiras tem como próximo compromisso o clássico contra o Corinthians, a equipe celeste irá enfrentar o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, também na quarta-feira, dia 12, às 21h45.