Retrospecto do Real Madrid na Champions League

Quando falamos de Champions League lembramos sempre deste clube, o Real Madrid. Eleito pela FIFA como o maior clube do século XX, é também, o maior campeão da UEFA Champions League. Com 11 troféus, os merengues podem se gabar pois, o Milan, segundo colocado possui 7 canecos.

1955 à 1966

Isso mesmo, cinco troféus consecutivos. Jamais uma equipe no mundo conquistou o pentacampeonato de uma competição internacional. A primeira veio na estreia do torneio na temporada 1955/56, ainda denominado Taça dos Campeões Europeus. Após a primeira, vieram as outras 4 (1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60). Este feito foi comandado por ninguém menos que Di Stéfano, o maior jogador da história do Real Madrid e terceiro maior artilheiro do clube com 309 gols. Ao seu lado tinham Kopa, Púskas, Gento e Rial, nascendo assim, a primeira era galática.

A hegemonia madrilenha havia acabado e após 5 temporadas, o Real voltou a levantar a orelhuda. Foi em 65/66, com Gento e Puskás no ataque. Este foi o sexto troféu europeu. Para se ter uma ideia, as 11 primeiras edições, o Real Madrid participou de 8 finais, tendo 2 vices campeonatos.

1997/1998

Após mais de 30 anos, o Real Madrid não sabia o que era conquistar novamente a Europa. Apesar da soberania na Espanha, o torneio mais amado por seus torcedores e jogadores, ficou muito tempo sem reencontrar Los Blancos. O torneio havia mudado de nome, a qual conhecemos atualmente: Champions League (Liga dos Campeões). Seu adversário foi a Juventus, com Zidane, Davids, Del Piero e Inzaghi. O mais inacreditável foi que, esta equipe era a mais modesta a conquistar o torneio, comparando com as potências que o Real Madrid sempre teve.

1999/00

Dois anos mais tarde, o reinado voltou a Madrid. Desta vez, a vítima foi o Valencia que seria vice campeão novamente no ano seguinte. Esta foi a primeira vez, que equipes do mesmo país se enfrentaram em uma final da Champions League. Com Raúl e Morientes no elenco, o herói do jogo foi Mijatovic.

2001/02

Novamente dois anos mais tarde, lá estavam eles no topo. O Real Madrid derrotou o Bayern Leverkusen. Se Zidane estava presente do outro lado em 97/98, nesta, o francês foi peça fundamental no título. Além da liderança, o camisa 8, marcou no final da partida o gol do título e ainda é lembrado como o gol mais bonito na história da competição.

2013/14

Com o terceiro maior jejum, Florentino Pérez retornou ao clube e formou novamente mais um time galático. E mais uma vez, não se decepcionou, encerrando 12 anos sem chegar a final. O principal incomodo dos madrilenhos foi ver que durante estes anos, seu maior rival, o Barcelona havia conquistado o torneio três vezes. Com Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema, o Real Madrid encontrou seu segundo maior rival, o Atlético de Madrid. Com o jogo perdido, sobrou para Sergio Ramos empatar a partida no minuto 93 e levar a partida para a prorrogação. O final do jogo terminou 4 a 1 para os merengues e a tão cobiçada La Décima.

2015/2016

Esta final foi uma das mais aguardadas na história da competição. A reedição da final em Lisboa, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, desta vez, o jogo foi realizado no San Siro. A revanche terminou com mais uma vitória do Real, em um jogo bem disputado, a partida foi resolvida nas penalidades. E não poderia ser melhor para os torcedores merengues ver seu maior ídolo, Cristiano Ronaldo sacramentar na última cobrança mais um campeonato, o 12º

13º?

Será que o Real derrotará novamente a Juventus? Neste sábado, conheceremos o término desta história.