Curiosidades da final da Champions League

As vésperas da grande final da Champions League entre Juventus e Real Madrid, que será disputada em Cardiff, no País de Gales. O último jogo que resta na Europa contém, curiosidades e histórias ao redor destas duas equipes. Vamos conhecer algumas:

Millennium Stadium ou Principality Stadium?

Inaugurado em 1999, Millenium Stadium foi construído para promover os campeonatos de Rugby no País de Gales e sediar a maior competição deste esporte, a Copa do Mundo de Rugby que ocorrerá neste ano.
O valor da construção foi de 140 milhões de euros (R$ 506 mi ). Sua capacidade é de 74.500 lugares. Seu nome mudou para Principality Stadium por questões publicitárias. O estádio está situado no rio Taff, em Westgate Street, próximo do centro da cidade de Gales, Cardiff. A maior curiosidade fica por conta das finais, em todas as 11 que sediou, a equipe que ficou no vestiário local saiu vencedora. No caso, a Juventus foi sorteada para ocupar o ‘vestiário da sorte’.

Duelo entre os maiores

Que Real Madrid e Juventus são grandes todos sabem porém, poucos conhecem suas histórias. Esta final será inédita por outro motivo, pela primeira vez, terá em campo duas equipes como: maior vencedor do torneio (11) e finais disputadas (14), o Real Madrid. E do lado da Juventus, o time com mais vices campeonatos da Champions League, ao todo, 6. Lembrando que os italianos conquistaram a competição duas vezes.

Será pela oitava vez, a segunda final entre as mesmas equipes, lembrando que o Real Madrid havia vencido a final diante da Juventus, na temporada 97-98.

Campeão invicto?

Será que teremos este feito novamente. Apenas 9 clubes conseguiram esta façanha de conquistar o torneio sem nenhuma derrota. Foram eles: Milan (1989 e 1994), Ajax (1972 y 1995), Estrella Vermelha (1991), Barcelona (2006), Inter (1964), Liverpool (1981 e 1984), Manchester United (1999 e 2008), Nottingham (1979) e Olympique de Marsella (1993). Além disto, a Juventus poderá ter o melhor aproveitamento dentre estes campeões, podendo chegar à 84,6%, com dez vitória e três empates. Por enquanto, o time de melhor campanha invicto na história fica com o Manchester United e Barcelona, com incríveis 79,4%.

Tríplice Coroa ou Bicampeonato inédito

A conquista da tríplice coroa significa superioridade máxima de uma equipe. Este momento de glória fica na memória dos torcedores e arquivado na história. Para se ter uma ideia, o maior campeão da Champions, o Real Madrid ainda não saboreou este gostinho, mesmo tendo levantado 11 vezes a orelhuda. A tríplice coroa significa a conquista do Campeonato Nacional, a Copa Nacional e a Champion League. Somente 7 equipes tiveram este privilégio, e o recorde foi batido oito vezes.

 

Bicampeonato a vista?

A edição 1991/92 foi a 37ª e última da Taça dos Clubes Campeões Europeus antes da competição passar a designar-se por UEFA Champions League. A partir de 92, nenhuma equipe conquistou o bicampeonato da competição europeia. Muitos bateram na trave. Será que o Real Madrid conseguirá quebrar este jejum? Os madrilenhos venceram na temporada passada o Atlético de Madrid, em Milão.

 

 

Jogador mais velho a conquistar a Champions

Gianluigi Buffon, o goleiro, capitão e símbolo da Juventus poderá bater o recorde de Paolo Maldini e se tornar o jogador mais velho a conquistar a Champios League, O eterno ídolo do Milan, Maldini conquistou em 2007 com 38 anos e 332 dias. O arqueiro da velha senhora tem 39 e 126 dias.