Alemanha vence Camarões e encara o México na semi

Diante a seleção camaronesa, os alemães confirmaram o seu favoritismo neste domingo – encerrando a fase de grupos na liderança do Grupo B na Copa das Confederações. Mesmo sem dar espetáculo, a atual campeã do mundo alcançou o placar de 3 a 1 frente a Camarões e agora pega o México na quinta-feira, pela semifinal da competição. Timo Werner, duas vezes, e Demirbay marcaram para a Alemanha, enquanto Aboubakar descontou para os africanos.

Destaque para o técnico Joachim Löw que completou 150 jogos pela Alemanha neste domingo e, com o resultado sobre Camarões, chegou ao número de 100 vitórias sob o comando da seleção.

Já a polêmica ficou por conta do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). Fato é que aos 18 minutos do segundo tempo, Wilmar Roldan viu falta de Mabouka em Emre Can e aplicou um cartão amarelo para Siani. O volante, que não havia participado da jogada, reclamou e o árbitro decidiu consultar o VAR. Em seguida, Roldan expulsou o jogador camaronês que foi ao desespero.

Houve um princípio de confusão, muita reclamação dos camaroneses e, enfim, Roldan voltou atrás e expulsou Mabouka pela falta sobre Emre Can. Siani teve seu cartão retirado e retornou para o gramado.

Primeiro tempo

Com a necessidade de apenas um empate para avançar, a Alemanha começou a partida em marcha lenta e, por pouco, não foi surpreendida por Camarões, que entrou com marcação alta, pressionando, e buscando uma improvável vitória por dois gols de diferença. Porém, a afobação dos camaroneses para definir as jogadas manteve o placar em branco no primeiro tempo. Anguissa, aos 44 minutos, teve a melhor chance, mas Ter Stegen fez uma boa defesa.

Segundo tempo

A Alemanha voltou num ritmo mais alto no início do segundo tempo e, logo, essa mudança de postura surtiu efeito. Demirbay tabelou com Draxler, que devolveu de letra, e o camisa 10 mandou no ângulo para abrir o placar aos dois minutos. Os alemães seguiram pressionando e Ondoa passou a se tornar o personagem principal, com boas defesas.

A expulsão de Mabouka, aos 18 minutos, só facilitou as coisas, e aos 20, Werner ampliou o marcador ao completar o cruzamento de Kimmich. Sem nada a perder, Camarões se lançou ao ataque e Aboubakar conseguiu descontar, aos 33, após falha de Ter Stegen. Porém, os espaços deixados na defesa, facilitram o serviço da Alemanha. Sem dificuldade, Werner marcou o terceiro em belo chute aos 36, e só não virou goleada porque Ondoa fez ao menos mais três grandes intervenções.

ALEMANHA 3 x 1 CAMARÕES – COPA DAS CONFEDERAÇÕES, 3ª RODADA

Estádio Olímpico, em Sochi (Rússia)

Arbitragem: Wilmar Roldán, auxiliado por Alexander Guzmán e Cristian de la Cruz (trio da Colômbia)

Amarelos: Plattenhardt (Alemanha)

Vermelhos: Mabouka (Camarões)

Gols: Alemanha – Demirbay (2’2T) e Werner (20’ e 35’ 2T); Camarões – Aboubakar (32’2T)

Alemanha: Ter Stegen; Ginter, Sule, Rudiger e Plattenhardt; Rudy (Henrichs); Kimmich, Emre Can, Demirbay (Brandt) e Draxler (Younes); Werner. Técnico: Joachim Low

Camarões: Ondoa; Mabouka, Ngadjui, Teikeu e Fai; Siani e Djoum (Ngamaleu); Anguissa, Bassagog (Ekambi) e Moukandjo (Guihoata); Aboubakar. Técnico: Hugo Broos