Empate deixa Coritiba vivo na Copa do Brasil

Coritiba segue vivo na Copa do Brasil

Após jogo fraco e cheio de erros técnicos, um empate garante ao Coritiba sua classificação em novo formato do campeonato

O Coritiba se classificou no início de sua caminhada na Copa do Brasil na noite dessa quarta (08). Diante de várias mudanças no regulamento do campeonato, foi pelo empate que o Coxa lutou durante toda a partida contra o Vitória da Conquista, no estádio Lomato Júnior, sudoeste da Bahia.

A chuva antes da partida fez com que a bola rolasse devagar, parando no meio do caminho e brecando as jogadas. O Coritiba, que vê na Copa do Brasil um momento bom para engatar de vez no ano, precisou se adaptar ao gramado mais pesado.

Num jogo tecnicamente fraco do início ao fim, a falta de criação e domínio em campo resume a partida em expulsões, pênalti perdido, goleiro baiano evitando gols e classificação alviverde.

Coritiba empata e consegue classificação na Copa do Brasil

Pênalti convertido em… Erro!

Uma partida apenas no meio do campo. As duas equipes estavam muito mal distribuídas e atrapalhadas. Apesar dos primeiro minutos apresentarem um Vitória da Conquista em busca do campo ofensivo, O Coxa se destacou. Aos 12’ o volante Alan Santos chutou a gol de longe, a bola desviou no marcador e passou perto da trave. Aos 17’, após cruzamento para área de Filigrana, Ruy e Rildo se atrapalham e chutam rente à trave.

Até o árbitro se atrapalhou e entrou nas jogadas desastrosas, após se chocar com o meia Kléber do Vitória da Conquista. Mas isso deu ao Coxa o contra ataque. Kleber Gladiador tentou finalizar duas vezes seguidas, mas a bola ficou nas mãos do goleiro Rodolfo.

O Coritiba comandava o jogo, mesmo com as dificuldades. E aos 33’, após falta em Rildo dentro da área, Kleber desperdiça o pênalti, mandando a bola no meio, bem nos pés do goleiro baiano. Essa era a quinta oportunidade de gol mandada embora.

Com um Vitória da Conquista limitado, deixando espaços abertos em campo, não avançando para o campo ofensivo e nem forçando a marcação, o Coritiba tinha vitória nas mãos. O placar zerado beneficiava o time da capital paranaense.

Expulsões, gols e classificação

O segundo tempo começa da pior maneira possível para o time paranaense. Aos 6’, o atacante Todinho ingressou na grande área fazendo jogada individual e tocou com categoria na saída do goleiro Wilson. O técnico Carpegiani havia pensado na escalação de três zagueiro para manter a defesa fechada e segura da última partida, mas o atacante baiano driblou todos em busca do gol.

Os erros de finalização persistiram para o lado do Coxa, e as coisas apenas pioraram quando Matheus Galdezani, após falta no meio de campo aos 20′ , levou o segundo amarelo e foi expulso. Falta parecida com a que causou também a expulsão do zagueiro Emílio, do Vitória da Conquista, aos 23′.

O Coritiba começou a pressionar, fazendo com que os 10 jogadores do Vitória da Conquista ficassem no campo de defesa. E depois de muitas jogadas, o tão esperado gol de empate. Aos 33′, depois de cobrança de escanteio, Werley desvia de cabeça para o fundo do gol. O placar se iguala e o Coxa se classifica.

O próximo jogo da segunda fase da Copa do Brasil também é jogo único, mas dessa vez é em casa. Na segunda fase não existe vantagem. O Coritiba conta apenas consigo mesmo.

FICHA TÉCNICA

Vitória da Conquista 1 x 1 Coritiba

VITÓRIA DA CONQUISTA (4-4-2): Rodolfo, Fieta, Emilio, Lucio, Maicon Costa, William Santos, Diego Aragão, Dionísio (Dinda), Kaka (Silvio), Kleber (Wander Capixaba) e Todinho

Técnico: Eduardo Bahia

CORITIBA (4-3-3): Wilson, Werley, Walisson Maia, Juninho, Carlinhos (Henrique Almeida), Alan Santos (Edinho), Matheus Galdezani, Ruy, Rildo, Filigrana (Neto Berola) e Kleber

Técnico: Carpegiani