Chocolate Russo! Anfitriões atropelam a Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo

A cidade de Moscou, capital da Rússia, foi o palco da abertura da Copa do Mundo 2018. Os donos da casa entraram no estádio Luzhniki sob olhar desconfiado de sua torcida, isso porque a equipe não conquistava uma vitória desde de outubro de 2017. Diante da Arábia Saudita os russos golearam por 5 a 0 e ganharam confiança para disputar uma das duas vagas do grupo A que tem ainda Egito e Uruguai.

Dzyuba marca o terceiro gol dos russos (Foto: André Durão)

Cerimônia de abertura

A tradicional cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi fraca e sem grandes acontecimentos. A festa durou apenas 15 minutos, com destaque para Ronaldo o fenômeno que substituiu Pelé que não pôde comparecer por conta de um problema no quadril. O cantor Robbie Williams, a soprano russa Aida Garifullina animaram a arquibancada. Juntos cantaram e encantaram os milhares de fãs de futebol que não quiseram perder o ponta pé inicial da 21º edição do Mundial.

Cena da cerimônia de abertura Copa do Mundo da Rússia 2018 (Foto: Grigory Dukor/Reuters)

Como foi o jogo

Muitos se falavam que o primeiro jogo da Copa seria o pior e que as redes não iriam balançar. Mas o futebol é uma caixinha de surpresas e aconteceu o inesperado. As duas piores seleções pelo Ranking da Fifa, se enfrentaram com o propósito de superar a má fase que ambas passam. A Rússia era mais forte fisicamente, ganhava bem as bolas, já a Arábia Saudita teve mais posse de bola mas errava muito, o que facilitou para os donos da casa.

Aos 11 minutos, Gazinskiy aproveitou a falha da zaga e marcou, de cabeça, o primeiro gol da Copa, 1 a0. Os russos e animaram e foi para cima. Aos 43 minutos, Cheryshev ampliou depois de driblar dois zagueiros sauditas dentro da área. No segundo tempo, os anfitriões continuaram aproveitando da fragilidade da Arábia para o resultado em goleada: Dzyuba fez de cabeça aos 26 minutos, Cheryshev ampliou em belo gol de trivela e Golorin fechou o 5 a 0 com gol de falta, já nos acréscimos.

A vitória arrancou sorrisos até do presidente Vladimir Putin, que acompanhou o jogo nas tribunas ao lado de Gianni Infantino, presidente da FIFA, e Mohammad bin Salman, príncipe da Arábia Saudita. Com três pontos e um ótimo saldo, a Rússia sai na frente do Grupo A, que terá Uruguai x Egito amanhã, às 9h (horário de Brasília)