Que Noia foi essa? Novo Hamburgo é Campeão Gaúcho 2017

Equipe do Vale conquista seu primeiro título gaúcho em 106 anos de história

A tarde deste domingo, dia 07 de maio de 2017, foi histórica para o Estado do Rio Grande do Sul, mais específico para a cidade de Novo Hamburgo que agora entra na lista das poucas cidades do interior do estado a ter um clube campeão gaúcho, o título porém não poderia ter mais emoções do que uma derradeira decisão de pênaltis após a igualdade prevalecer nos dois jogos contra o Internacional. De quebra ainda o Noia quebra a hegemonia colorada, que havia conquistado os últimos seis Campeonatos Gaúcho.

A partida que foi realizada em Caxias do Sul, pois o Estádio do Vale não tem a capacidade mínima exigido pelo regulamento do campeonato, cidade aliás que até então tinha o último troféu gaúcho conquistado por um clube do interior, sendo o Caxias em 2.000, comandado por Tite, ganhando o título em cima do Grêmio de Ronaldinho Gaúcho.

Em campo o Noia soube anular o jogo do Internacional durante todo o primeiro tempo, a equipe de Zago praticamente não criou nenhuma oportunidade de gol. Porém o Novo Hamburgo também pouco assustou a meta do descontado goleiro do Internacional, Danilo Fernandes, que atuou com um dedo do pé quebrado. Mesmo assim, em um lance inusitado, Assis jogou a bola na área e Ernando acabou cabeceando contra o próprio gol, o Noia estava em vantagem.

Depois do intervalo o Internacional encurralou o Novo Hamburgo, Carlos entrou na vaga de Ernando, e logo aos 3 minutos, após um bate rebate dentro da área, Rodrigo Dourado empatou a partida. O colorado criou inúmeras chances para virar a partida, mas pecou na falta de pontaria ou parou em Matheus que salvou o Noia já nos acréscimos de levar a virada. Mas a equipe do Vale bravamente levou a decisão aos pênaltis.

Nas decisões o improvável aconteceu, D’alessandro, Cuesta e Nico López desperdiçaram suas cobranças, dando ao Noia uma vantagem enorme, e na cobrança de Pablo se tornou campeão Gaúcho após ser cinco vezes vice campeão nos anos 50.