Em noite de Gatito, Botafogo vence Bahia por 1×0 no Nilton Santos

Comemoração do gol de Bruno Silva (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Foi suado, mas o Botafogo venceu o Bahia por 1×0. O gol foi marcado pro Bruno Silva, aos 43 minutos do primeiro tempo. Porém quem apareceu foi Gatito Fernández que salvou o Alvinegro diversas vezes: em um mesmo lance, aos 23 minutos do segundo tempo, fez duas grandes defesas – a primeira em uma cabeçada de Lucas Fonseca e a outra em um chute de Edigar Junio. Com a vitória, o Glorioso foi para a sétima posição com seis pontos, enquanto o Bahia permanece em 13º com três pontos. O Tricolor baiano terá a semana livre, mas na quarta (31) o Botafogo pega o Sport pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Recife, precisando apenas de um empate para seguir em frente na competição.

O JOGO

Botafogo e Bahia entraram com ideias de jogo parecidas e se anularam durante boa parte do primeiro tempo. Com isso, as melhores chances de gol surgiram em bolas paradas: Renê Júnior obrigou Gatito a fazer grande defesa e Camilo assustou Jean em uma falta. Parecia que a partida iria ao intervalo com um empate, mas aos 43 minutos Edson marcou bobeira, Bruno Silva roubou a bola, tocou para Rodrigo Pimpão e recebeu de volta para tocar por cima do goleiro e abrir o placar no Estádio Olímpico Nilton Santos.

No segundo tempo o panorama foi diferente. O Bahia começou melhor assustando o Botafogo com Zé Rafael, aos seis minutos e Gatito salvou com os pés, e Edgar Junio, aos sete minutos e Gatito salvou com a ponta dos dedos. Mas a partir dos 14 minutos, o Glorioso passou a mandar no jogo e a perder gols feitos. O primeiro foi com Camilo, que recebeu um lançamento de Arnaldo, mas chutou pra fora, aos 14 minutos; aos 17 minutos, Rodrigo Pimpão cruza e Joel perde um gol na pequena área; aos 29 minutos, Guilherme tabela com Pimpão, recebe na frente e chuta fraco para o gol, Jean defende com os pés. Nos últimos minutos o Botafogo recuou a espera de um contra-ataque e o Bahia foi para cima. No entanto o placar se manteve com vitória do Botafogo.

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo (Gilson) e Camilo (Matheus Fernandes); Joel (Guilherme) e Rodrigo Pimpão. Treinador: Jair Ventura.

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Edson (João Paulo), Renê Júnior, Régis (Juninho), Allione e Zé Rafael (Gustavo); Edigar Junio. Treinador: Guto Ferreira.

Cartões amarelos Botafogo – Bruno Silva. Bahia – Matheus Reis.
Cartões vermelhos: nenhum.

Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, Rio de Janeiro/RJ