Neymar se ‘despede’ do Barcelona em vitória sobre o Real
Neste sábado, o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 a 2 pela Champions Cup, nos Estados Unidos e faturou o torneio. Além dos holofotes para o maior clássico do futebol, Neymar foi o centro das atenções pois, poderia ser o jogo de despedida do craque com a camisa blaugrana. O camisa 11 ajudou na vitória sobre o rival, dando duas assistências.
O jogo
O maior clássico do mundo foi jogado pela segunda vez fora dos gramados espanhóis. Jogando em Miami, a partida foi bem disputada e com algumas discussões e entradas fortes. Tudo que o ‘El Clasico’ implementa em suas partidas. O Barcelona vinha de duas vitórias no torneio, além das ótimas apresentações de Neymar diante da Juventus e Manchester United. Já o Real Madrid vem de uma goleada sofrida diante do Manchester City por 4 a 1.
O inicio do jogo teve um susto logo no primeiro minuto. Neymar tentou um drible e sentiu o pé mas voltou ao jogo. Em seguida, o Barcelona abriu o placar com Messi. O argentino invadiu a área e bateu pro gol, a bola desviou na defesa e encobriu Navas. A blitz catalã não parava. No ataque seguinte, Rakitic ampliou o marcador. Em jogada pela esquerda de Neymar, o camisa 11 tocou para Suarez, o uruguaio com muita inteligência abriu as pernas e Rakitic acertou um belo chute no canto de Navas, anotando o 2 a 0.
A primeira chegada do Real saiu o gol. Aos 13 minutos, Kovacic fez bela jogada individual e acertou o canto de Cillesen, diminuindo o placar. Se os flashes eram Neymar, o brasileiro teve momentos de discussões com Carvajal. Em uma jogada parada, o brasileiro usou o ombro no espanhol e o desequilibrou, batendo no banco de reservas, irritando o lateral. O camisa 11 do Barça teve o terceiro gol no pé esquerdo mas desperdiçou, após contra ataque puxado por Suarez, o uruguaio encontrou o brasileiro que bateu rasteiro de esquerda, passando próximo a trave.
Se o Barcelona não fez o terceiro, Asensio não desperdiçou. Em contra ataque mortal, Asensio recebeu belo passe de Kovacic e com tranquilidade empatou a partida.
Se o primeiro tempo foi intenso, o segundo foi morno. No início da etapa final, Neymar cobrou a falta e Piqué sozinho colocou o pé na bola e anotou o terceiro do Barcelona. O placar adverso fez com que o Real aumentasse a pressão em busca do empate.
Em uma arrancada de Isco, o espanhol cortou para o meio e bateu no contrapé de Cillesen. O goleiro holandês salvou a meta, com uma grande defesa. Como de costume nos torneios de pré temporada, as duas equipes modificaram os times e com isso, a partida teve poucas chances no decorrer da partida. Neymar teve ótima chance de marcar o seu terceiro gol no torneio. Após belo passe de Alcacer, o atacante driblou Navas mas mandou para fora.
Aos 27 minutos, Neymar poderia ter se despedido do Barcelona. Ele foi substituído sem aplausos da torcida, evidenciando a postura do jogador em não conceder entrevista sobre sua possível ida ao PSG. O momento retrata a passagem de quatro anos pela catalunha. Neymar chegou muito badalado porém, alternou bons e maus momentos durante sua trajetória no Barcelona.
Se as estrelas das duas equipes não fizeram grande jogo, não se deve dizer do goleiro reserva do Barcelona. Cillesen parou Isco duas vezes e Bale. O galês conseguiu uma boa arrancada e chutou em cima do goleiro que fechou o ângulo do camisa 11. Na segunda chance de Isco, o espanhol parou novamente no paredão holandês que se esticou em um chute colocado do espanhol.
As defesas de Cillesen garantiram o título do Barcelona sobre o Real Madrid, por 3 a 2.
O Real Madrid segue nos Estados Unidos para disputar o Jogo das Estrelas da MLS na quarta-feira. Já o Barcelona voltará a jogar no dia 7 de agosto, quando recebe a Chapecoense no Camp Nou para a disputa do Troféu Joan Gamper. Porém, Neymar não voltará com a delegação espanhola. O brasileiro terá compromisso publicitário como garoto propaganda do clube espanhol em Xangai, na China. Na terça-feira, ele retorna a Espanha porém sem ser jogador do Barcelona. Resta saber a resposta do jogador na próxima semana.