A vez delas! Conheça a Juventus Women
Adquirindo os direitos esportivos do Cueno Calcio Femminile, a Juventus transformou o 7º colocado da Serie A 2016-2017 em Juventus Women’s. Já com a garantia de estrear na elite, várias atletas de renome pousaram em Turim para um Calcio potencialmente histórico para o clube.
Finalmente, a Juventus associou um time feminino a sua marca. Apesar da existência de uma outra Juventus na Série B italiana, esse outro clube é uma imitação da marca oficial Juventus. Agora, graças aos muitos esforços internos, e com respaldo da torcida, um dos mais tradicionalíssimos times do mundo deu seu espaço para as mulheres.
Antes de apresentar as jogadoras e comissão técnica, vale mencionar os outros clubes italianos masculinos que também são clubes femininos. São eles: Brescia, Empoli, Fiorentina, Roma e Sassuolo.
Stefano Braghin (à esquerda na foto) teve a missão de iniciar a construção. Primeiramente, trouxe Rita Guarino para iniciar os trabalhos e indicar as contratações necessárias para montar um time competitivo.
Rita, ex-jogadora com passagens por ASD Juventus, Torino, Reggiana, Fiammamonza, Torres, Lazio e Verona, foi pentacampeã italiana, além de ganhar 6 copas. Pela seleção italiana fez 34 gols em 99 jogos. Como treinadora não tem uma carreira muito longa: começou em 2015 no sub-17 feminino da Itália mas não demorou muito para ser contratada pela Juve. Atualmente tem o duplo emprego de assistente na seleção de base e treinadora.
“Estou no futebol há 30 anos e sempre tive esperança que esse dia chegaria. (…) Um clube desse tamanho poderia catalisar a realização de um futuro que parece cada vez mais brilhante para o futebol feminino” – Rita Guarino
A técnica ainda promete uma filosofia de futebol envolvente: “Eu prezo por um estilo de jogo ofensivo e intenso, com muita habilidade e técnica, então esse é o jeito que procuraremos jogar. Minha prioridade é o trabalho árduo: para se atingir um objetivo, em qualquer nível, você deve sempre querer mais, e eu vou me assegurar de que o meu time nunca desista”
O futuro brilhante não parece muito longe em Turim: diversas contratações foram feitas, tanto para o time principal quanto para o primavera (categorias de base). Confira algumas das jogadoras:
Sara Gama – Zagueira (28 anos)
Ex-jogadora de Tavagnacco, Chiasiellis, Pari Blues (empréstimo), Brescia, Paris Saint-Germain e Brescia, Sara chega para ser a liderança. Já experiente com 28 anos, foi eleita a capitã dessa nova fase por Guarino. Italiana com origens Congolesas, já defendeu a seleção Azzurri por 68 vezes marcando 5 gols.
Além de ter ganho um campeonato italiano e uma copa da Itália, Gama ganhou o Campeonato Europeu Sub-19 pela Itália. Terminou não só levantando a taça por ser a dona da faixa como também foi eleita no time do torneio como uma das duas melhores zagueiras do torneio.
Simona Sodini – Centroavante (35 anos)
Se Sara já traz experiência ao time, não há nem como contestar Simona Sodini. Campeã italiana pelo Milan em 1999, Simona tem passagens por muitos times italianos. A andarilha passou por nada menos do que 12 clubes antes de chegar à Juve, entre eles Torino, Inter Milano e, obviamente, Milan.
Promessa de muitos gols, já tem 234 tentos anotados por clubes e mais 1 feito em um dos seus três jogos pela nazionale. No seu último clube, o Cuneo, teve uma boa média de gols: 23 em 43 jogos (0,53), praticamente meio gol a cada 90′.
Katie Zelem – Meia-campista (21 anos)
Jovem promessa inglesa de 21 anos, Katie Zelem vem para dar qualidade ao meio-campo da velha senhora. Contrastando com a experiência de Sodini, Katie claramente vem para compor o elenco a longo prazo. Como profissional, tem 38 aparições e 10 gols marcados.
Ex-jogadora do Liverpool Ladies, time feminino do Liverpool, já tem 54 internacionalizações pelas seleções de base inglesa e marcou 14 gols nesse período. Uma boa aposta.
Elenco profissional
Goleiras: Federica Russo e Laura Giuliani
Defensoras: Sara Gama, Cecilia Salvai, Martina Lenzini, Lisa Boattin, Michela Franco e Vanessa Panzeri*
Meio-campistas: Katie Zelem, Martina Rosucci, Katie Rood, Valentina Cermoia, Aurora Galli, Arianna Caruso e Ingvild Isaksen
Atacantes: Barbara Bonansea, Simona Sodini, Sofia Cantore** e Benedetta Glionna**
*Empréstimo pelo Como
**Empréstimo pela Fiammamonza