Palmeiras faz jogo para cardíacos e recupera liderança

Foto: Nelson Almeida/AFP

Quem pensou que esse jogo entre Brasil e Uruguai iria colocar fogo na Libertadores, acertou.

Não adianta só dizer que perder a Libertadores seria um fracasso para o clube, é preciso mostrar – principalmente aos torcedores – o quão importante é o campeonato. Sendo assim, Eduardo Baptista não poupou ninguém para esse duelo.  Força total pra entrar em campo contra o Peñarol.

Nenhuma das equipes entrou em campo pra brincadeira. Se existe uma palavra capaz de descrever esse jogo é emoção, apesar de ter sido bem parado devido ao grande número de faltas e a lerdeza do árbitro. Os palmeirenses passaram por derrota, empate, vitória, novo empate, vitória sofrida e, principalmente, por várias chances perdidas.

1ª tempo

O início da partida foi marcado por faltas. Em apenas 14 minutos de jogo, já haviam sido marcadas 7 faltas. Ou seja, uma pausa a cada dois minutos. Apesar disso, algumas chances apareceram para ambos os lados. O Palmeiras tinha maior posse de bola, mas o Peñarol abusava dos contra-ataques.

Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque, Ramón Arias subiu sozinho e cabeceou para o fundo do gol, sem chance para o Prass. Depois desse lance, os visitantes cresceram e ameaçaram muitas vezes, mas sem efetividade.

2º tempo

O Palmeiras voltou ao campo com toda a sua técnica e muita força de vontade. Logo no primeiro minuto de jogo o atacante Willian empatou o jogo para o verdão. Quatro minutos depois Dudu colocou a bola no fundo da rede e passou o Palmeiras a frente. E não parou por ai, os donos da casa criaram muitas oportunidades e passaram a envolver os visitantes com uma rápida e eficiente troca de passes.

Aos 10 minutos Dudu foi empurrado na área e o juiz marcou pênalti. Chance de fechar o jogo, mas o Borja isolou a cobrança. William teve a chance de marcar o segundo dele, mas chutou pra fora, depois de driblar o goleiro. Aos 29 Michel Bastos arriscou pela direita, mas Guruceaga fez a defesa. No rebote, Tchê Tchê ajeitou e finalizou, mas Lucas Hernánadez salvou os uruguaios em cima da linha.

O ditado “quem não faz, leva” fez muito sentido para os alviverdes. Um minuto após quase gol, em cobrança de falta, Quintana apareceu livre dentro da área e tocou de cabeça, defendido por Fernando Prass. Gastón Rodriguez aproveitou o rebote e empatou o jogo.

Já nos acréscimos, Dudu foi derrubado bem próximo a área. Ele mesmo foi efetuar a cobrança, mas um jogador do Peñarol ficou na frente da bola para irritá-lo, deu certo. Dudu recebeu um cartão amarelo por discussão com o rival e outro por reclamação. Com os dois cartões o atacante foi expulso e está fora do próximo jogo.

Quase fim de jogo, aos 54 minutos Michel Bastos cobra escanteio e Fabiano testa a bola para o fundo do gol. Arena vai a baixo. Jogo se encerra e Palmeira retoma a liderança do grupo 5 com 7 pontos, seguido pelo Jorge Wilstermann com 6.

Na próxima rodada da Copa Libertadores, o Palmeiras visita o Peñarol no Estádio Campeón Del Siglo, no Uruguai, dia 26, às 21h45 (de Brasília). Antes disso, os palestrinos tem encontro importantíssimo com a Ponte Preta pela semifinal do Campeonato Paulista. O confronte será nesse domingo,16, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

O árbitro

Não dá para dizer que foi uma arbitragem parcial ou com erros de marcação, no entanto, isso fica distante de ser um elogio. Com medo de deixar o jogo virar uma confusão, o árbitro Roddy Zambrano Olmeco pausou o jogo. Cada vez que o jogo precisava ser reiniciado, demorava muito até a liberação do árbitro. Segundo os comentaristas da Rede Globo, o jogo chegou a ficar cerca de 20 minutos parado por conta de Roddy.

Escalação do Palmeiras

Fernando Prass, Fabiano, Yerry Mina (cartão amarelo), Edu Dracena, Zé Roberto, Felipe Melo (cartão amarelo),Tchê Tchê, Alejandro Guerra, Dudu (dois amarelos), Borja e William.  Substituições: Felipe Melo por Thiago Santos, Borja por Michel Bastos e Guerra por Keno

Escalação do Peñarol:

Guruceaga, Petrik (cartão amarelo), Yeferson Quintana, Ramón Arias (cartão amarelo), Lucas Hernández, Nahitan Nández, Novick,  Guzmán Pereira (cartão amarelo), Cristian Rodríguez (cartão amarelo), Mauricio Affonso (cartão amarelo) e Junior Arias. Substituições: Junior Arias por Ángel Rodríguez, Mauricio Affonso por Perg e Novick por  Gastón Rodriguez (cartão amarelo)