CBF anuncia volta da Supercopa à partir de 2020

Durante a divulgação de pautas para o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série A, na noite desta quinta-feira (21), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou o retorno da Supercopa do Brasil para o próximo ano.

O embate será entre o campeão do Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil de 2019, em um jogo único. O local ainda será determinado. Palmeiras e Cruzeiro (campeões em 2018) portanto se enfrentariam, caso o torneio já fosse realizado nesse ano.

História

Já realizado por duas vezes a Supercopa tem como vencedores Grêmio e Corinthians.

Em 1990, o tricolor gaúcho (campeão da Copa do Brasil de 1989) enfrentou o Vasco (campeão brasileiro) em duas partidas que também foram válidas pela Taça Libertadores da América daquele ano.

Na primeira partida no estádio Olímpico em Porto Alegre, o Grêmio venceu por 2×0 com gols de Nilson e Darci e no jogo de volta, em São Januário, garantiu o título após um empate sem gols.

O gremista Nilson carrega a bola no estádio São Januário em mais um título do time gaúcho (Blog -gremio1983)

No ano seguinte o confronto foi entre as equipes com as maiores torcidas do Brasil, Corinthians (campeão brasileiro de 1990) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil).

Neto foi mais uma vez decisivo para o Corinthians, assim como em 1990 (Arquivo SCCP)

Dessa vez o torneio se decidiu em uma única partida, no estádio do Morumbi, onde o alvinegro paulista venceu por 1×0, gol de Neto.