O Botafogo vem sendo muito inconstante neste Brasileiro. Ainda mais que logo no começo do campeonato perdeu o goleiro Gatito Fernández por causa de uma fratura no punho. Depois entrou o Jéfferson, que não é mais o de outrora, e no jogo contra o Flamengo no turno se machucou gravemente em um lance com um jogador rival, e poderia ter até morrido. Aí Saulo e Diego passaram a se revezar, mas nenhum caiu nas graças da torcida. Foi aí que o Botafogo caiu drasticamente e passou a namorar com o rebaixamento, pois nenhum deles mostrava confiança e segurança. E isso passou para o time. Foi uma vitória a cada sei lá quantas partidas, vários empates que poderiam ter sido vitórias e muitas derrotas que tiraram o sono dos botafoguenses. Tudo caminhava para um desfecho trágico em dezembro. E, ainda, as voltas de Gatito e Jéfferson eram só falácia…

Até que contra o Corinthians, no último dia 4, as voltas se confirmaram e vimos o Gatito de novo no gol alvinegro. O jogo foi no Rio de Janeiro contra um adversário difícil. O paraguaio voltou fechando o gol, dando confiança e segurança ao time. Resultado: Botafogo 1×0 e a torcida em paz, vendo o time chegar aos 38 pontos. Mas a ameaça ainda era real.

O próximo jogo seria contra o Flamengo, um grande arquirrival e que havia vencido no primeiro turno. Dessa vez o clássico seria no Nilton Santos e teríamos o retorno do chileno Léo Valência. Mas ainda sim, acreditávamos que uma vitória seria difícil devido ao retrospecto do Brasileiro 2018.

Mas como o futebol é um esporte difícil de prever com exatidão… O Botafogo venceu o rival por 2×1, com Léo Valência achando Erik para fazer 1×0 e o chileno marcou um golaço, quando cobrou uma falta direto pro gol. Depois o Botafogo cansou de perder gols e o Flamengo diminuiu. Só que no gol estava Gatito Fernández que evitou um empate com gosto de derrota. Agora o Botafogo foi a 41 pontos, está salvo do rebaixamento e vê uma pequena chance de ir a Libertadores em 2019, pois está a 5 pontos do G6.

E falando em 2019, já há especulações correndo pelos corredores de General Severiano. Vão de patrocínios a contratações. Os nomes do zagueiro Bressan, do Grêmio, e Gustavo Ferrareis, do Inter, que está emprestado ao Figueirense, já foram ventilados. Só sei que contratações só depois da última rodada do Brasileiro… E terá que vir do goleiro ao ponta esquerda.