Radar da Bola

No apagar das luzes, Brasil vence Costa Rica em jogo dramático

Suado, sofrido e com emoção até o fim, foi assim que a seleção brasileira conseguiu a sua primeira vitória na Copa do Mundo. Jogando no estádio de São Petersburgo, pela segunda rodada do Grupo E, o Brasil derrotou nos acréscimos a Costa Rica por 2 a 0, com gols de  Philippe Coutinho e Neymar. Com o resultado, a equipe verde e amarela soma quatro pontos, eliminando a Costa Rica, que ficou sem pontuar.

Neymar e Philippe Coutinho marcaram os gols do Brasil. (Max Rossi REUTERS)

O Brasil entrou em campo, nesta sexta-feira (22) pressionado precisando da vitória, após empatar na estreia diante da Suíça.  Antes mesmo do início do Mundial, Tite já fazia contas, que cinco pontos já seriam o suficiente para garantir vaga nas oitavas de final. Por isso, um triunfo contra a Costa Rica seria fundamental. Por isso que na etapa inicial,  a seleção canarinho teve mais poder ofensivo, mas não conseguia criar chances de gol, porém, a melhor oportunidade do primeiro tempo foi da Costa Rica, com Celso Borges mandando a bola para fora.

O técnico Tite mexeu na equipe após  o intervalo. Colocou Douglas Costa no lugar de Willian e o time brasileiro melhorou, mas desperdiçava várias chances de abrir o placar. Aos 32 minutos veio o lance mais polêmico da partida. Neymar recebeu na área e o zagueiro Gonzalez  usou o braço para impedir a jogada. O juiz Bjorn Kuipers marcou a penalidade, no entanto, depois de consultar o VAR, ele anulou a infração por acreditar que o atacante exagerou no lance, como sempre ele faz nas faltas que sofre, e deu tiro livre indireto à favor da Costa Rica.

O grito do gol da torcida só veio nos acréscimos. Aos 46 minutos, Firmino tocou de cabeça, Gabriel Jesus ajeitou para Coutinho, que chutou de bico por entre as pernas de Navas, abrindo o placar. Mais tarde, aos 51 minutos, Douglas Costa arrancou pela direita e deixou Neymar livre para ampliar, 2 a 0.

A seleção brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (27) às 15h, diante da Sérvia. No mesmo dia e horário tem Suíça e Costa Rica.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 x 0 COSTA RICA

Local : Estádio de São Petersburgo, em São Petersburgo
Data : 22 de junho de 2018, sexta-feira
Horário : 09h00 (de Brasília)
Árbitro : Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes : Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da HOL)
Cartões amarelos : Neymar, Philippe Coutinho (BRA)

GOLS :
BRA: Coutinho, aos 46′; Neymar, aos 52′ do 2º tempo

BRASIL : Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino) e Philippe Coutinho; Neymar, Willian (Douglas Costa) e Gabriel Jesus (Fernandinho). Técnico : Tite

COSTA RICA : Navas, Gamboa (Calvo), Óscar Duarte, Giancarlo González, Acosta, Oviedo; Celso Borges, Guzmán (Tejeda), Bryan Ruiz, Venegas; Ureña (Bolaños). Técnico : Óscar Ramírez

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *