É hoje! Rússia e Arábia Saudita abrem a 21º edição da Copa do Mundo

Após muita espera, chegou o dia a tão aguardada Copa do Mundo 2018. O Estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para 80.000 espectadores, será o palco do evento da primeira partida do torneio: a seleção anfitriã, a Rússia, contra a Arábia Saudita, às 12h (horário de Brasília).

Rússia e Arábia Saudita fazem o jogo da abertura do Mundial. Foto: Divulgação

Piores seleções

As duas equipes que se enfrentam logo mais, são as piores do Ranking da Fifa. Os donos da casa ocupa a 70º posição, enquanto que os Falcões Verdes esta em 67° lugar. A Rússia não chegam ao Mundial com muita confiança. Na Eurocopa 2016, o time ficou em último no grupo e teve a segunda pior campanha de todo o torneio. E na Copa das Confederações do ano passado, em casa, os anfitriões acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos. Para evitar novo vexame, o técnico Stanislav Tchertcheso estabeleceu um sistema que prioriza a defesa, com a recorrente primeira linha de cinco jogadores, 5-3-1-1.

Já a Arábia Saudita enfrentou muitos problemas no período pré-Copa, apesar de ter passado bem nas Eliminatórias asiáticas. O comandante a equipe é Juan Antonio Pizzi, campeão da Copa América Centenário com o Chile em 2016. Para levar a seleção para as Oitavas, Pizzi adotou um esquema com mais toque e posse de bola.

Destaques

Em termos de escalação, os principais destaques do time russo são o experiente goleiro Igor Akinfeev, titular da seleção desde 2004, e o meia Aleksandr Golovin, que já despertou o interesse em grandes equipes europeias, como a Juventus. A melhor participação da Rússia em um Mundial foi o quarto lugar de 1966.

A Arábia Saudita  aposta atualmente no oportunismo de Mohammad Al-Sahlawi, atacante de 31 anos, que foi o artilheiro sauditas nas Eliminatórias com incríveis 16 gols em 14 jogos. A melhor campanha da seleção foi em 1994 quando chegou nas Oitavas de final.

Cerimônia de abertura

Antes da partida, acontece a tradicional cerimônia de abertura. Este ano será diferente das outras apresentações. estará focada nas apresentações, acontecendo apenas meia hora antes do jogo inaugural. Seus protagonistas serão o cantor britânico Robbie Williams, que diz estar “muito contente e emocionado”, e a soprano russa Aida Garifullina, considerada uma das melhores vozes do país. Outro nome conhecido no evento será o ex-jogador Ronaldo, campeão mundial nos anos de 1994 e 2002 e eleito apresentador da cerimônia, além de representante brasileiro no primeiro dia do torneio na Rússia.

Abertura Copa do Mundo em 2014, na Arena Corinthians. Foto: Reprodução torcedores.com

FICHA TÉCNICA
RÚSSIA X ARÁBIA SAUDITA

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)
Data: 14 de junho de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 12h(de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Brasil) e Juan Pablo Belatti (Argentina)

RÚSSIA: Igor Akinfeev; Mário Fernandes, Ignashevich, Vladimir Granat e Fedor Kudryashov; Zobnin, Kuzyaev, Alan Dzagoev, Aleksandr Golovin; Aleksei Miranchuk e Fyodor Smolov
Técnico: Stanislav Cherchesov

ARÁBIA SAUDITA: Abdullah Al-Mayuf, Al-Shahrani, Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al-Harbi; Ateef, Salman Al-Faraj, Al-Dawsari e Al-Jassim; Al-Sahlawi e Al-Shehri
Técnico: Juan Antonio Pizzi