Palmeiras x Corinthians: quem leva o título do Paulistão 2018?

Tendo vencido o primeiro jogo da final, o Palmeiras precisa de apenas um empate no próximo domingo para levar a taça no Allianz Parque.

(Imagem: verdaoweb.com.br)

No último sábado (31/03), Corinthians e Palmeiras fizeram o primeiro jogo da grande final do Campeonato Paulista 2018. A equipe corintiana perdeu em casa por 1×0 e agora precisa vencer seu grande rival por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou vencer por dois gols de diferença para levar a taça no tempo normal. Por outro lado, a equipe palmeirense jogará em casa e precisa de um simples empate para levar a taça após 10 anos – o último título paulista do clube foi em 2008, contra a Ponte Preta, no antigo Palestra Itália (atual Allianz Parque).

Acompanhe como foi a trajetória de cada time na competição até aqui:

Palmeiras

1 rodada

18/01 – A equipe de Roger Machado estreou em casa no Campeonato Paulista contra a equipe do Santo André. Com gols de William, Lucas Lima e Keno, o alviverde venceu por 3×1.

2 rodada

21/01 – A equipe de Roger Machado foi até Ribeirão Preto e enfrentou o time do Botafogo-SP. Com gol de Borja, Palmeiras venceu a partida por 1×0.

3 rodada

25/01 – Palmeiras recebeu a equipe do Red Bull Brasil no Allianz Parque. Com um gol contra da equipe adversária e um de Thiago Santos, o alviverde venceu o jogo por 2×1.

4 rodada

28/01 – O time palmeirense foi até Bragança Paulista. Com gols de Keno e Dudu venceu o Bragantino por 2×0.

5 rodada

04/02 – No Allianz Parque, o time do Palmeiras recebeu a equipe do Santos. Com gols de Antônio Carlos e Borja, o alviverde venceu o primeiro clássico do ano por 2×1.

6 rodada

10/02 – O time de Roger Machado encarou a equipe do Mirassol. Com gols de Borja e Dudu, o alviverde venceu a partida por 2×0.

7 rodada 

15/02 – Palmeiras recebeu a equipe do Linense em casa. Com gols de Borja, o alviverde empatou o jogo com a equipe de Lins em 2×2.

8 rodada

18/02 – Palmeiras foi até Campinas enfrentar a equipe da Ponte Preta e ficou no 0x0.

9 rodada

24/02 – A equipe alviverde enfrentou seu maior rival fora de casa. O time de Roger Machado acabou saindo derrotado por 2×0 para a equipe do Corinthians.

10 rodada

05/03 – Palmeiras recebeu a equipe do São Caetano e acabou perdendo a partida por 1×0.

11 rodada

08/03 – O alviverde recebeu a equipe do São Paulo e venceu o jogo por 2×0. Gols de Antônio Carlos e Borja.

12 rodada

11/03 – Na última partida da fase classificatória, a equipe do Palmeiras foi até Itu enfrentar a equipe do Ituano. Com gols de Scarpa e Pedro venceu a partida por 3×0.

Quartas de final

17/03 – Na primeira partida do mata-mata, o alviverde enfrentou o Novorizontino e venceu por 3×0. Gols de Dudu, Willian e Keno.

21/03 – No jogo de volta, a equipe de Roger Machado goleou novamente, desta vez jogando em casa: 5×0. Gols de Bruno Henrique, Keno, Willian, Dudu e Rafael.

Semifinal

24/03 – Na primeira partida, a equipe Palmeirense enfrentou o Santos no Pacaembu e venceu por 1×0 – gol de Willian.

27/03 – No jogo de volta, o Palmeiras mandou seu jogo no Pacaembu devido shows no Allianz Parque. Precisando de apenas um empate para ir à final, a equipe de Roger Machado acabou perdendo por 2×1 e levou a decisão da vaga para os pênaltis. 5×3 nos pênaltis para a equipe palmeirense e vaga garantida na grande final após 10 anos.

Final

31/03 – Com o primeiro jogo sendo em Itaquera, o Palmeiras acabou vencendo seu maior rival por 1×0 – gol de Borja.

Jogando com a vantagem do empate, o Palmeiras está muito próximo de levar a taça. O clube com maior investimento do país vive uma grande pressão por conquista de títulos pelos jogadores que tem e pelo investimento gigante que fez. Ano passado não ganhou nada e a torcida ficou bem chateada pela grande expectativa que tinha. Neste ano, o Palmeiras entra como favorito ao título em todos os campeonatos mais uma vez, e agora depende apenas de um empate para ganhar o Paulistão após 10 anos.

Corinthians

1 rodada

17/01 – A equipe corintiana estreia no campeonato contra a Ponte Preta. Jogando no Pacaembu devido reforma do gramado na Arena Corinthians, o time de Fabio Carille saiu derrotado por 1×0.

2 rodada

21/01 – Jogando no Pacaembu, mas com mando do São Caetano, o Corinthians goleou a equipe do ABC por 4×0. Gols de Jadson, Júnior Dutra e Romero.

3 rodada

24/01 – Jogando no Pacaembu, o timão venceu a Ferroviária por 2×1. Gols de Balbuena e Clayson.

4 rodada

27/01 – No Pacaembu, o timão fez seu primeiro clássico do ano e venceu a equipe do São Paulo por 2×1. Gols de Balbuena e Jadson.

5 rodada

04/02 – Corinthians enfrentou o Novorizontino fora de casa e venceu a partida por 1×0. Gol de Pedro Henrique.

6 rodada

09/02 – O timão enfrentou a equipe do Santo André fora de casa e acabou derrotado: 2×1.

7 rodada

14/02 – Fazendo o primeiro jogo na Arena Corinthians no ano, a equipe de Carille recebeu o São Bento e acabou derrotada: 1×0.

8 rodada

19/02 – Corinthians foi até Campinas enfrentar a equipe do Red Bull Brasil e empatou o jogo: 1×1.

9 rodada

24/02 – Na Arena Corinthians, o timão recebeu o Palmeiras e venceu por 2×0. Gols de Rodriguinho e Clayson.

10 rodada

04/03 – Corinthians enfrentou a equipe do Santos no Pacaembu e empatou o jogo: 1×1.

11 rodada

07/03 – Na Arena Corinthians, o timão recebeu a equipe do Mirassol e venceu a partida por 1×0. Gol de Emerson Sheik.

12 rodada

11/03 – Corinthians foi até Ribeirão Preto enfrentar a equipe do Botafogo-SP e venceu a partida por 2×0. Gols de Henrique e Gabriel.

Quartas de final

18/03 – No jogo de ida, o timão enfrentou a equipe do Bragantino – que mandou sua partida no Pacaembu – e saiu derrotado por 3×2.

22/03 – No jogo de volta, o timão venceu a equipe de Bragança Paulista por 2×0 e passou para à semifinal da competição. Gols de Sidcley e Maycon.

Semifinal

25/03 – No primeiro jogo, Corinthians foi até o Morumbi enfrentar a equipe do São Paulo e saiu derrotada. 1×0.

28/03 – No jogo de volta, o timão venceu a partida por 1×0 – gol de Rodriguinho – e levou a decisão da vaga para à final nos pênaltis. Com Cássio pegando dois pênaltis, Corinthians eliminou o São Paulo e garantiu vaga na final da competição contra o Palmeiras.

Final

31/03 – No primeiro jogo da final, o timão recebeu o Palmeiras em Itaquera e saiu derrotado: 1×0.

No segundo jogo da final, o Corinthians tem a dura missão de vencer a equipe do Palmeiras no Allianz Parque para levar a taça. O atual campeão paulista precisa vencer seu rival por um gol de diferença para levar a partida para os pênaltis, ou vencer por dois gols de diferença para levar a taça no tempo normal.

Corinthians é o time com mais títulos do Campeonato Paulista: 28. Atrás vem Palmeiras e Santos: 22 cada. São Paulo, por sua vez, tem 21.

O segundo jogo da final entre as equipes será no próximo domingo (08/04), às 16h, no Allianz Parque.

Renann Basilio