Após 8 anos de jejum, Grêmio é campeão gaúcho novamente

O Grêmio nem precisava ter vencido a partida de ontem, afinal, o resultado do jogo de ida tinha sido 4 a 0 diante do Brasil de Pelotas. Mas ainda assim, Cícero, Léo Moura e Alisson balançaram as redes neste domingo e conduziram o tricolor gaúcho à vitória do Estadual pela 37ª vez. Foi o 4º título em apenas 16 meses.

Jogando em casa, o time adversário precisava de um milagre para vencer a partida, e o desafio se tornou ainda maior depois de ficar com um jogador a menos no segundo tempo: Leandro Leite cometeu falta em Jael e recebeu o segundo cartão amarelo durante o jogo.

O jogador, aliás, foi muito mal neste domingo: com apenas 3 minutos de disputa já recebeu o primeiro cartão. Após receber o segundo e ser expulso, ainda foi tirar satisfação com o juiz e atrasou o recomeço da partida ficando na beira do gramado.

Já do lado do Grêmio a noite foi de Cícero: o jogador substituiu Luan aos 34 minutos da etapa final e um minuto depois de entrar em campo marcou o primeiro gol do jogo.

A equipe do Brasil de Pelotas começou a partida impondo muita pressão ao tricolor gaúcho, no entanto, não conseguir manter o ritmo e já na metade do primeiro tempo desacelerou. Ainda tentou criar algumas chances de gol, mas não conseguiu ser efetivo na finalização.

Como o Grêmio estava em ampla vantagem na partida, o time não precisava se expor ou correr riscos, tinha apenas que administrar. E assim seguiu trocando passes, obrigando os jogadores rivais a correrem de um lado para o outro atrás da bola e acabou deixando os atletas da outra equipe visivelmente cansados.

Com a vantagem de ter em campo um jogador a mais na etapa final, o tricolor gaúcho não passou por nenhuma dificuldade e seguiu com a troca de passes. Depois da entrada de Cícero e do primeiro gol anotado, bastou apenas esperar o juiz apitar e encerrar a partida. Antes, no entanto, ainda comemoraria os outros dois gols que viriam.

Com o resultado, o Grêmio levantou a taça do Campeonato Gaúcho pela primeira vez depois de 8 anos – a última vez que tinha sido campeão foi em 2010. A equipe tem pela frente ainda 3 competições: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Já o Brasil de Pelotas vai jogar o Campeonato Brasileiro pela série B esse ano.