Grêmio fica apenas no empate com Defensor pela Libertadores

Não foi por falta de vontade que o Grêmio apenas empatou com o Defensor, do Uruguai, em sua estreia na Copa Libertadores 2018, em partida disputada no estádio Luis Franzini, em Montevidéu.

O atual campeão transpirou bastante para tentar romper a defesa da equipe rival e conseguiu abrir o placar apenas aos 35 minutos do segundo tempo. Porém, em um vacilo da zaga do tricolor gaúcho, Maluella deixou tudo igual 4 minutos depois do primeiro gol da partida.

Com o resultado, as duas equipes dividem o segundo lugar do grupo 1 da competição. No outro duelo da chave, o paraguaio Cerro Porteño derrotou o Monagas, da Venezuela. E o próximo confronto do Grêmio pela Libertadores será no início de abril, contra o time venezuelano em sua Arena, enquanto o Defensor visitará o Cerro Porteño.

Diante de um estádio quase vazio, a primeira etapa do jogo foi marcada pelo triunfo das defesas sobre os ataques das equipes. Os setores de retaguarda dos dois times bateram todas as ofensivas que vinham pelo alto, pelo chão e em jogadas individuais.

No primeiro tempo, o Grêmio teve muita dificuldade para levar algum perigo ao gol adversário. Apesar de possuir a maior posse de bola e trocar passes com facilidade, a equipe esbarrou em uma defesa bem organizada, que não dava nenhum espaço aos jogadores do tricolor gaúcho.

Aos 14 minutos, Cougo bateu cruzado para o gol, depois de receber o toque de Suárez. No entanto, apesar do susto, a bola saiu pela linha de fundo. Minutos depois, o Grêmio tentou responder com Madson acionando Cícero na área, mas o goleiro Reyes conseguiu realizar a interceptação com tranquilidade.

Sem conseguir evoluir, a equipe do técnico Renato Gaúcho parecia impaciente com a retranca do Defensor. Nem mesmo Everton e Luan foram suficientes para descontruir a marcação do rival, ainda mais que ambos tiveram um primeiro tempo bem apagado. Com toques de um lado e de outro, não conseguiam finalizar nenhuma jogada.

Após o intervalo, o time visitante voltou com mais força e logo aos seis minutos assustou a equipe da casa. Em cobrança de falta, Luan tocou para Cícero, que mandou uma bomba para o gol de Reyes, mas o goleiro fez grande defesa e impediu a comemoração. Pouco depois, Madson também fez boa jogada, mas mandou a bola por cima do travessão.

Mais agitado que o primeiro tempo, a etapa final contou com investidas do Defensor, exigindo a atuação de Marcelo Grohe para salvar o Tricolor. Aos 23 minutos, Everton acionou Cícero dentro da área, mas a zaga dos uruguaios estava atenta e impediu o lance.

Nos momentos finais, Renato Gaúcho escalou mais um atacante (Jael) e viu sua decisão surtir efeito. Aos 25 minutos, Maicon acertou em cheio a rede do goleiro, após aproveitar o rebote de Everton. Porém, a festa durou pouco, pois quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, Maulella, livre, cabeceou para o gol, deixando tudo igual no estádio Luis Franzini.

O resultado, com sabor de vitória para os uruguaios, deixou o atual campeão bastante decepcionado. Mas para eles, o campeonato só está começando.