Mundial de Clubes começa hoje em Abu Dhabi

Tem início nessa quarta-feira (6) o Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado nos Emirados Árabes, mas precisamente nas cidades de Abu Dhabi e Al Ain.

O torneio conta com os seis campeões de cada continente mais o campeão do país-sede.

O jogo de abertura acontece logo mais às 15:00h (Horário de Brasília), no estádio Hazza bin Zayed, em Al Ain, entre a equipe do Al Jazeera, campeão emiradense 2017 e o neo-zelandês Auckland City, vencedor da Liga dos Campeões da Oceania.

Romarinho, ex- Corinthians, é a principal arma do Al Jazeera (REUTERS)

O vencedor da partida inaugural vai enfrentar no próximo sábado (9), as 14:30h (Horário de Brasília), no estádio Zayed Sports City em Abu Dhabi, o Urawa Reds do Japão, que foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia na segunda partida das quartas de final da competição.

A equipe do Urawa Reds disputou a Copa Suruga com a Chapecoense em agosto desse ano (EFE)

Do outro lado da chave, no mesmo estádio e também no sábado (9), só que às 11h (Horário de Brasília), o mexicano Pachuca enfrenta o Wydad Casablanca, do Marrocos, no primeiro jogo das quartas de final.

O japonês Honda joga pelo Pachuca do México, que pode ser o adversário do Grêmio em uma das semifinais (EFE)

Na terça-feira seguinte (12) acontece o confronto pelo quinto lugar do torneio, que será disputado entre as equipes que perderem nas quartas de final. O jogo acontece às 12h (Horário de Brasília), em Al Ain.

No mesmo dia 12 a equipe do Grêmio, campeã da Libertadores da América, busca seu segundo título mundial e estréia na competição na primeira partida das semifinais, onde enfrenta o vencedor de Pachuca e Wydad Casablanca, também em Al Ain, as 15h (Horário de Brasília).

O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, quer se tornar campeão do mundo pela segunda vez, a primeira foi como jogador em 1983 (EFE)

Já o poderoso Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, entra em campo para enfrentar o vencedor do jogo entre a equipe que passar do jogo inaugural e o Urawa Reds. A partida será disputada em Abu Dhabi, dia 13, as 15h (Horário de Brasília).

Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, quer levar o Real Madrid ao sexto título mundial (REUTERS)

Finalmente, no dia 16 de dezembro, acontecem os jogos finais do Mundial de Clubes. A disputa pelo terceiro lugar será 12h (Horário de Brasília), no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi. E a grande final será disputada logo em seguida, no mesmo estádio, às 15h (Horário de Brasìlia).

Com a unificação de títulos mundias feito pela FIFA no último mês de outubro, o Real Madrid se tornou o maior campeão, com cinco taças, seguido pelo italiano Milan, com 4. O São Paulo é a equipe brasileira com maior número de conquistas, 3, em 1992, 1993 e 2005. Os outros brasileiros na lista são: Santos e Corinthians com 2 taças e Internacional, Grêmio e Flamengo com 1 conquista cada um.