Em jogo apertado, Barcelona vence Villareal e mantém distância na ponta

A vitória por 2 a 0 foi enganosa. Apesar do ótimo placar, o Barcelona teve grandes dificuldades para marcar sobre a forte defesa do Villareal, fora de casa. Com golaço de Suaréz e Messi, o Barça se mantém mais líder do que nunca.

Atuando no El Madrigal, o Barcelona teve sua vitória apenas no segundo tempo. Os donos da casa tentaram estragar mas, os catalães estão impossíveis. Aos 5 minutos, Piqué acertou o travessão após cobrança de escanteio. O Barça tinha a posse de bola e criava as chances, no entanto, pecava nas finalizações.

O Villareal apostava em Bakambu para puxar os contra ataques. Mas quem assustou foi Soriano. O meia recebeu bom cruzamento e bateu de primeira, Ter Stegen em ótima fase, fez belíssima intervenção. Novamente Soriano teve a chance mas mandou para fora. Na metade do primeiro tempo, os catalães sofriam com a forte marcação dos donos da casa. Aos 37, Messi aproveitou o bate rebate, ajeitou para a esquerda e com categoria, a bola foi para fora, quase abrindo o placar.

Se o primeiro tempo foi tático, na etapa final o Barcelona mostrou porque é o líder. Aos 13 minutos, em jogada pela esquerda, Alba cruzou, Denis Suarez dividiu com Asenjo e o goleiro levou a melhor. Um minuto mais tarde, Alba encontrou Messi, que bateu de primeira e viu a bola ir para fora, tirando tinta da trave.

Parecia que o dia não seria do líder do espanhol. Apesar de criar, a bola insistia em não entrar. Aos 18 minutos da etapa final, o Villarreal teve um jogador expulso. Foi Raba, que chegou mais forte em Busquets, cometeu falta e recebeu o cartão vermelho direito. Este lance, deixou o jogo mais aberto e propício para o estilo de jogo do Barcelona.

Em mais uma jogada pela esquerda, Alba cruzou para Suárez que tocou antes da saída do goleiro, mas a bola encontrou a trave. O Barcelona amassava o Villareal, em outra jogada com Alba, Messi tabelou com o lateral e mandou na rede de fora. O gol parecia questão de tempo.

Finalmente, a rede balançou e um golaço. Aos 26, Suaréz tabelou na grande área com Denis Suárez e como matador, fintou o goleiro e estufou as redes. Abrindo o placar em 1 a 0. Com um a menos e o placar em desvantagem, o Villareal não tinha nada a perder. O Submarino Amarelo foi para cima do Barcelona.

Trigueiros arriscou de longe e obrigou Ter Stegen a fazer boa defesa. Aos 34, o Barcelona voltou a atacar. Com um a mais, Messi pôde ter mais liberdade. Em uma dessas, o argentino encontrou Suaréz que finalizou sem direção, desperdiçando o segundo gol.

Só que aos 37, o camisa 10 anotou seu 13º gol em 15 jogos. Após saída errada da defesa, Busquets tocou para Messi que invadiu a área, deixou dois zagueiros no chão e finalizou na saída do goleiro, selando o 2 a 0.

Com a vitória, o time catalão ampliou sua invencibilidade e manteve sua vantagem na liderança. Tem 39 pontos. O vice líder é o Valencia, com 34.

O Barcelona tem novo compromisso no próximo domingo, quando enfrentará o Deportivo La Coruña, no Camp Nou, às 17h45 (de Brasília). Na mesma data o Villarreal jogará contra o Celta de Vigo, fora de casa, às 13h15 (também de Brasília).