Com a vitória de 1 a 0, suecos jogam por um empate na próxima segunda-feira para ir a próxima Copa do Mundo.

Suécia e Itália entraram em campo para fazerem um dos confrontos mais esperados nessa repescagem para a Copa do Mundo de 20018.

Há duas edições fora dos mundiais (2010 e 2014), a Suécia tentou usar o fator casa para conseguir um resultado positivo na primeira partida. E como prometido o jogo começou quente, mas o primeiro lance de perigo foi dos visitantes,, com Belloti cabeceando no contrapé de Olssen, mas a bola saiu por centímetros. A Suécia respondeu, levando perigo ao gol de Buffon logo aos 8 minutos, quando Toivonen finalizou de fora da área e jogou à direita do gol italiano.

Após se aposentar da seleção, Ibrahimovic estava na torcida acompanhando a partida. (Foto: Red Army Brasil)

A fim de esfriar o ímpeto dos donos da casa, os italianos começaram a tocar a bola, conseguindo segurar a tentativa de pressão sueca. Com tudo, a tática italiana durou até os 20 minutos, quando os donos da casa voltaram a pressionar e novamente levaram perigo com chute de fora da área, mas Forsberg ao tentar buscar o ângulo esquerdo de Buffon, pegou muito embaixo da bola e jogou a redonda por cima do gol italiano.

Após a Itália conseguir esfriar o jogo novamente por 10 minutos, os suecos voltaram a levar perigo, mas Buffon foi muito bem, primeiro na dividida com o atacante Berg e mostrando agilidade para na sequência dar um tapa na bola tirando dos pés de Toivonen.

A Suécia ainda tentou pressionar no final do primeiro tempo, mas insistia nas jogadas pelo meio, facilitando o trabalho defensivo da Itália, que conseguiu segurar o 0 a 0 nos primeiros 45 minutos.

Na volta do segundo tempo, a Itália tomou conta da partida, fazendo com que praticamente não tivesse jogo até os 15 minutos. Isso por que exatamente aos 15, em jogada que já virou tradicional em todo o mundo, a Suécia cobrou um lateral direto pra área. Toivonen dividiu com a zaga italiana e a bola sobrou limpa para Johansson que acabara de entrar, finalizar de bate pronto, contando ainda com um desvio na zaga, tirando completamente a chance de defesa do goleiro Buffon.

Com apenas 5 minutos em campo, Johansson fez o gol da vitória sueca. (Foto: Linha de passe)

Atrás do placar, a Itália começou a atacar mais a Suécia, em busca do empate, que quase veio com Darmian. O lateral recebeu de Verrati após a zaga sueca afastar mal um escanteio, e finalizou de fora da área, carimbando a trave direita de Olssen.

A Suécia respondeu de imediato com Forsberg, que bateu da entrada da área. Mas sem força, facilitando a defesa de Buffon.

A partir de então, a Suécia deixou a bola nos pés dos italianos que demonstram muita dificuldade de criação, passando cerca de 30 minutos com a bola nos pés sem conseguir levar perigo ao gol de Olssen.

Com a vitória, a Suécia joga por qualquer empate na próxima segunda-feira, quando as duas equipes voltam a se enfrentar para decidir quem vai disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

 

Por: Douglas Wandekochen