Mundial de Clubes 2017: restam duas vagas

Entre os dias 6 e 16 de dezembro as seis melhores equipes de cada continente e o campeão do país sede, Emirados Árabes, disputarão o Mundial de Clubes da FIFA. O torneio terá os jogos realizados em duas sedes: Al Ain e na capital Abu Dhabi.

Cinco times já garantiram vaga para a competição e os últimos dois classificados serão o representante asiático e o campeão da Copa Libertadores, que representará a Conmebol.

O campeão da Ásia sairá do confronto entre Al Hilal da Arábia Saudita e Urawa Red Diamonds do Japão, os jogos serão nos dias 18 e 25/11. Já o melhor da América do Sul será conhecido do embate entre o brasileiro Grêmio e o argentino Lanús, que se enfrentam nos dias 22 e 29/11.

Aqui você confere as equipes já classificadas:

Europa – Real Madrid (ESP)

A equipe do melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo aparece como grande favorita ao título. Chega à esse Mundial de Clubes após ter vencido sua 12º Liga dos Campeões da Europa batendo a Juventus da Itália na decisão por 4×1, em junho desse ano.

Cristiano Ronaldo é a arma do Real Madrid em busca de mais um título mundial (REUTERS)

África – Wydad Casablanca (MAR)

A equipe marroquina disputa pela primeira vez o Mundial de Clubes. Conseguiu a vaga após derrotar na final da Liga dos Campeões da África o poderoso e multi campeão Al Ahly do Egito por 1×0 no jogo de volta, que aconteceu no último dia 4.

Jogadores comemoram o 2º título da Liga dos Campeões da África (EFE)

América do Norte e Central – Pachuca (MEX)

O time mexicano foi o primeiro a se classificar para o Mundial de Clubes, pois venceu a Liga dos Campeões da Concacaf em abril desse ano ao bater o compatriota Tigres na final. Os Tuzos voltam ao Mundial após sete anos.

Mexicanos comemoram o título da Concacaf (REUTERS)

Oceania – Auckland City (NZL)

O atual hepta campeão da Liga dos Campeões da Oceania só ficou de fora do atual modelo do Mundial de Clubes em quatro oportunidades (2005, 2007, 2008 e 2010). Esse ano conseguiu a vaga ao vencer o também neozelandês Team Wellington na final.

Equipe na Nova Zelândia é imbatível na Oceania (EFE)

Representante do país sede – Al Jazira (UAE)

Estreante na competição, a equipe conseguiu seu 2º título Emiradense nesse ano mas teve que esperar um pouco para ter sua vaga confirmada no Mundial de Clubes pois se caso algum time dos Emirados Árabes vencesse a Liga dos Campeões da Ásia, o time do Al Jazira ficaria de fora.

Mesmo com o título nacional, a vaga do Al Jazira para o Mundial ficou ameaçada (REUTERS)

Confira a tabela do torneio:

Play-Off6/12 – Al Jazira x Auckland City (Al Ain)

Quartas de Final 1 – 9/12 – Vencedor do Play-Off x Representante da Ásia (Abu Dhabi)

Quartas de Final 2 – 9/12 – Pachuca x Wydad Casablanca (Abu Dhabi)

Disputa do 5º lugar – 12/12 – Perdedores das Quartas de Finais (Al Ain)

Semi Final 2 – 12/12 – Representante da Conmebol x Vencedor da Quartas de Final 2 (Al Ain)

Semi Final 1 – 13/12 – Vencedor da Quartas de Final 1 x Real Madrid (Abu Dhabi)

Disputa do 3º Lugar – 16/12 – Perdedores das Semi Finais (Abu Dhabi)

Final – 16/12 – Vencedores das Semi Finais (Abu Dhabi)