Avaí vence por 2 a 1 o Palmeiras e ainda tem esperanças de se livrar do rebaixamento

Mesmo garantido na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras desperdiçou a chance de conquistar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro ontem à noite, jogando contra o Avaí no Estádio da Ressacada. A partida, válida pela 36ª rodada da competição, seria a oportunidade da equipe alviverde ultrapassar o Grêmio em número de pontos, e chegar ao 2º lugar da tabela. No entanto, o Verdão continuou com os mesmos 60 pontos, um a menos que o Tricolor Gaúcho.

O resultado final da partida representa novas esperanças para o Avaí se livrar do rebaixamento. Empatado em número de pontos com a Ponte Preta e o Sport, porém com saldo de gols inferior, o Leão ocupa a 19ª posição da tabela, mas ainda respira no Z4.

Em mais uma partida marcada por falhas defensivas, o Palmeiras teve uma atuação ruim e manteve sua rotina de oscilar na competição. A equipe iniciou o jogo dominando as ações e passou a maior parte do tempo no ataque, com muitas trocas de passe e arriscando chutes de fora da área, mas todos sem levar perigo ao gol adversário. Apenas uma finalização de Tchê Tchê no travessão aos 16 minutos do primeiro tempo teve mais objetivo, as outras tentativas passaram longe do gol.

Já o Avaí tinha muita dificuldade em propor o jogo. Desde o início da partida, a equipe adotou a estratégia de explorar a velocidade dos contra-ataques para surpreender o rival. Com muitos passes erradas, a equipe ficou presa em seu próprio campo de defesa.

Mesmo com 63% de posse de bola, o Palmeiras não conseguia criar, muito devido ao posicionamento centralizado de Dudu e pelos passes errados. E a primeira etapa terminou sem gols.

Após o intervalo, o Avaí manteve a estratégia de explorar a linha defensiva da equipe visitante, e dessa vez, obteve êxito. Aos 11 minutos do segundo tempo, o Leão tomou a bola no campo defensivo e Romulo lançou Maurinho entre a zaga palmeirense. O jogador dominou a bola, tirando-a do goleiro Prass, que acabou derrubando o meia.

O árbitro marcou o pênalti, que foi convertido por Marquinhos. 1 a 0 para o Avaí. A zaga do Palmeiras não foi arrumada e o placar foi ampliado para o time da casa logo depois. Com a defesa adversária avançada e desprotegida, Loureço ficou de frente com Prass e mandou para as redes, marcando seu primeiro gol como atleta profissional.

Com a desvantagem, o técnico Alberto Valentim substituiu Thiago Santos por Willian, que passou a jogar pelo lado esquerdo. A mudança trouxe melhoras para a equipe, que passou a pressionar e acertou a trave do goleiro Maurício Kozlinski. Pouco depois, Keno diminuiu, aos 29 minutos.

Após o gol, só deu Verdão. Valentim ainda promoveu a entrada de Deyverson, e a equipe ficou com cinco atacantes de origem. A reação tardia, porém, não trouxe resultados significativos, e o placar terminou mesmo 2 a 1 para o Avaí, que contou ainda com boas defesas do goleiro.

Os próximos compromissos das duas equipes no Campeonato serão no domingo e na segunda-feira. O Palmeiras recebe o Botafogo em sua arena na próxima segunda-feira, a partir das 20h, enquanto o Avaí recebe o Atlético-PR no domingo, na Ressacada, as 17h.