Localizado nos Alpes, entre a Suíça e a Áustria, Liechtenstein é mais um dos microestados europeus, e hoje será tema do quarto ´´Futebol Alternativo´´.

Com apenas sete equipes profissionais no país, os clubes disputam o Campeonato Suíço, o estado mais próximo do principado.

Atualmente nenhum clube Liechtensteinense disputa a Swiss Super League, sendo o mais próximo dela, o Vaduz FC, que disputa a 2° divisão após ser rebaixado na temporada 2016/2017. Além dele FC Balzers e USV Enchen/Mauren jogam a terceirona Suíça.

Mesmo não tento campeonato nacional, o pequeno país conta com uma Copa, disputada desde 1946, organizada pela LFV (Liechtensteiner Fussballverband). Na temporada atual ela é jogada por 16 equipes, sendo sete profissionais e nove aspirantes das profissionais (equipes B e C, geralmente ocupadas por jogadores da base não utilizados nos elencos principais).

O maior campeão da Copa é disparadamente o Vaduz, com 45 conquistas, seguido por Balzers e Triesen, com onze e oito conquistas respectivamente. Além do troféu, o clube campeão ganha também o direito de disputar a 1° eliminatória da UEFA Europa League.

Liechtenstein também obtém uma seleção nacional, que atualmente ocupa a 187° colocação no ranking FIFA (outubro 2017), e entre as europeias é a terceira pior colocada, perdendo apenas para San Marino (204°) e Gibraltar (206°).

Em eliminatórias da UEFA/FIFA a seleção nunca mostrou grandes números, sendo o maior deles nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, onde conquistou o sexto lugar em seu grupo (de sete seleções), após vitória por 4×0 sobre Luxemburgo (maior goleada da história pais) e um heroico empate contra Portugal em Vaduz por 2×2.

Nas eliminatórias para a Copa da Rússia em 2018, a seleção fechou sua participação com nenhum ponto conquistado, conseguindo a façanha de sofrer dez derrotas em dez jogos, fazendo apenas um gol e levando trinta e nove.