Copa do Mundo 2018: restam nove vagas

A próxima Copa do Mundo, que será disputada na Rússia no ano que vem, já tem 23 seleções confirmadas. E no mês de novembro, serão conhecidos os últimos nove países para fechar os 32 participantes.

Segue a lista das seleções que já garantiram vaga, e as vagas ainda em aberto:

América do Sul

Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia já carimbaram a vaga e a seleção do Peru tentará voltar à disputar o mundial, o que não ocorre desde 1982, na disputa da repescagem contra a Nova Zelândia, que foi a melhor seleção da Oceania. O primeiro jogo será em Auckland (NZL), e a volta em Lima (PER).

Paolo Guerrero é a arma da seleção do Peru para voltar ao mundial (AFP)

Concacaf

Já estão classificadas as seleções do México, Costa Rica e a surpresa Panamá, que irá disputar sua primeira Copa do Mundo. A outra seleção que pode carimbar sua vaga é Honduras, que vai enfrentar a Austrália em outra repescagem. O jogo de ida será em San Pedro Sula (HON) e a partida decisiva será em Sydney (AUS).

O técnico Dario Gomez e o atacante Roman Torres (de costas) levaram o Panamá para sua primeira Copa. (REUTERS)

Ásia

As quatro vagas do continente asiático já estão preenchidas; Irã, Japão, Coréia do Sul e Arábia Saudita, que voltará à disputar um mundial após 12 anos.

Sauditas comemoram a volta da seleção ao mundial (GETTY IMAGES)

Oceania

A Nova Zelândia foi novamente a melhor seleção do continente e como já mencionado acima, decide a vaga em dois jogos contra a seleção peruana. E a seleção da Austrália, que disputa as eliminatórias pelo continente asiático, joga contra Honduras em busca de um lugar na Rússia.

África

A última rodada das eliminatórias africanas promete ser bastante emocionante, pois ainda restam três vagas para a Copa do Mundo. Nigéria e Egito, que volta ao mundial depois de 28 anos, já se garantiram. As seleções que estão bem próximas de confirmarem a classificação são a Tunísia, que apenas precisa de um empate com a Líbia em casa pelo grupo A, o Marrocos, que terá uma decisão contra a Costa do Marfim pelo grupo C fora de casa para ver qual das duas que passa. No grupo D que tudo ainda pode acontecer, pois Africa do Sul e Senegal vão jogar novamente a partida que já havia acontecido há um ano atrás e que foi cancelada por conta de uma possível manipulação de resultado por conta do árbitro do jogo. Burkina Faso e Cabo Verde estão ainda com chances também.

A festa do Egito por voltar a Copa. Última participação tinha sido em 1990. (AFP)

Europa

Nove seleções já estão definidas: França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e a estrante Islândia, que se tornou o menor país até hoje a disputar uma Copa do Mundo. As outras quatro vagas do continente serão definidas pela repescagem e os jogos serão definidos no próximo dia 17/10 pela UEFA. As seleções que brigarão pelas vagas são: Suécia, Suiça, Irlanda do Norte, Irlanda, Dinamarca, Itália, Grécia e Croácia. Os jogo serão em sistema de ida e volta.

Islândia é uma das surpresas da Copa (AFP)

A Copa do Mundo está marcada para começar em 14/6/2018 e a finalíssima será dia 15/7/2018, ambas no Luzhniki Stadium, em Moscou.