Conmebol não reconhece título da Copa Rio 1951 como Mundial do Palmeiras

Em dossiê enviado para a FIFA pedindo a regularização das edições da Copa Intercontinental para serem reconhecidas como título mundial de clubes pela entidade máxima do futebol internacional. Os times brasileiros beneficiados seriam o Santos (2 títulos), São Paulo (2 títulos), Grêmio (1 título) e  Flamengo (1 título).

O Palmeiras queria ser incluído no dossiê, mas a Conmebol colocou apenas em seu trabalho as edições da Copa Intercontinental que aconteceram entre 1960 e 2004. A Uefa decidiu apoiar a iniciativa e terá muitos times contemplados com tal certificação.

A reunião do Conselho da Fifa ocorre a partir de meados da semana na Índia. Fatma Samoura, secretaria da entidade, indicou que espera que as partes conversem para que se chegue a um consenso.

Se os sul-americanos insistem com a ideia, a Conmebol diz não ter argumentos para defender que torneios antes de 1960 sejam considerados como oficiais. Alejandro Domingues, presidente da entidade, explicou ao Estado que o ano de 1960 foi escolhido por conta do início também da Taça Libertadores das Américas e que define quem era o representante da região numa disputa mundial