Palmeiras vence o Coritiba, entra no G4 e empurra o adversário para a zona de rebaixamento

Em uma rodada em que os concorrentes diretos do Palmeiras na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro tropeçaram, o Verdão pelo menos fez a sua parte e voltou ao G4. Grêmio e Santos foram derrotados nos confrontos disputados na 24ª rodada, e com os resultados, o alviverde paulista chegou ao 4º lugar, com 40 pontos.

Mesmo sem jogar bem, o time ganhou nesta segunda-feira do Coritiba por 1 a 0, no Estádio do Pacaembu, e empurrou o Coxa para a zona de rebaixamento. Se a diferença para o Corinthians ainda é grande (13 pontos), pelo menos o Palmeiras se aproximou de Grêmio e Santos, vice-líder e terceiro colocado, respectivamente.

Em um jogo com boa participação dos goleiros Fernando Prass e Wilson, o Verdão foi mais eficiente e conseguiu o início da tão sonhada arrancada em busca das primeiras colocações.

Com Keno no lugar de Guerra, Cuca apostou na velocidade pelos lados para furar a retranca do adversário, e voltou a ver uma equipe que se limitava a alçar bola na área oposta. O Coritiba até conseguia segurar o ataque palmeirense, mas uma falha defensiva custou o único gol da partida. Para piorar, o ataque não correspondeu e ainda parou em boa atuação de Prass.

Dudu teve papel determinante para o Palmeiras superar a forte marcação e sair de campo vitorioso. Logo no começo do jogo, o camisa 7 alviverde recebeu bola pela direita de Moisés e mandou para Deyverson. O atacante bateu de primeira, mas Wilson salvou. Menos de 10 minutos depois, o Coxa respondeu e exigiu bela defesa de Prass, que viu Wallyson Maia subir quase sozinho e ganhar bola aérea. Ela ainda bateu no gramado antes de ser espalmada pelo goleiro.

Depois de um mês, Dudu voltou a ser titular na equipe e foi o responsável por desmontar o esquema tático de Marcelo Oliveira. Aos 39 minutos da primeira etapa, o capitão do time passou pela marcação de Dodô, avançou até a linha de fundo e cruzou para o meio da área. Jean mandou para o gol de Wilson, sem chances para o goleiro. Dois minutos depois, Dudu quase marcou o seu no jogo, mas a finalização parou nos pés da defesa.

Após o intervalo, o Coritiba voltou mais ofensivo, com Rafael Longuine e Iago nos lugares de Anderson e Getterson. O meio de campo alviverde mais versátil permitiu alguns passes dos paranaenses no campo de ataque, mas a defesa do Verdão controlou as principais chegadas dos visitantes, principalmente com Prass e Edu Dracena.

O placar quase foi ampliado logo aos 4 minutos do segundo tempo: em mais um cruzamento feito pelo Palmeiras, Wallyson Maia desviou contra o próprio gol, mas Wilson conseguiu salvar e evitar a ampliação do placar para o time mandante.

Keno foi substituído por Roger Guédes e deixou clara a postura do Palmeiras para a etapa final: contra-atacar. O maior problema foi a falta de conclusão e as muitas perdas de posse de bola no meio de campo. Nos minutos finais, com Thiago Santos no lugar de Jean, o Verdão aumentou seu poder de marcação, mas Borja, que entrou aos 35 minutos do segundo tempo, teve pouco tempo para realizar algum êxito no sistema ofensivo da equipe de Cuca.

No final da partida, vitória para o Palmeiras por 1 a 0, consolidação no G4 e diferença de apenas um ponto para o Santos, 3º colocado no Campeonato Brasileiro.

Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Botafogo em casa, domingo às 16h, enquanto o Verdão enfrenta o Fluminense, no mesmo dia e horário, no Maracanã. A equipe carioca, que está na 11ª posição com 31 pontos, não vence há três rodadas no Brasileirão.