Libertadores 2017: quatro times em busca da América

FILE.- In this Aug. 2015 file photo Argentina's River Plate players hold the trophy aloft while they celebrate winning the the Copa Libertadores final soccer match against Mexico's Tigres in Buenos Aires, Argentina(AP Photo/Natacha Pisarenko, File)

Quatro times e só um objetivo, conquistar a Copa Libertadores da América 2017. O mais importante torneio sul-americano chega às semi-finais com times copeiros e outros que ainda buscam entrar para a história. Grêmio e River Plate jogam para defender suas hegemonias enquanto Barcelona de Guayaquil e Lanús mantém o sonho da primeira taça.

As datas desta fase ainda serão confirmadas pela Conmebol, mas ocorrerão entre os dias 24/10 e 2/11.

River Plate x Lanús

O clássico argentino promete pegar fogo. O tri-campeão River Plate (1986,1996 e 2015) vem realizando uma boa campanha até aqui, depois de ficar em primeiro lugar do grupo 3, onde enfrentou as equipes do Emelec-EQU, Ind. Medellin-COL e Melgar-PER, o time do técnico Marcelo Gallardo passou pelo Guarani-PAR nas oitavas de final com uma vitória fora de casa e um empate, e vem de uma classificação para essas semi-finais de forma épica. Depois da derrota no jogo de ida por 3×0 para o boliviano Jorge Wilstermann, os “Los Millionarios” aplicaram a maior goleada dessa Libertadores aplicando um sonoro 8×0, com direito à cinco gols do atacante Scocco, que entrou de vez na briga pela artilharia da competição.

Scocco fez história aos marcar cinco gols na vitória contra o Jorge Wilstermann

Já a equipe do Lanús vem também de uma boa campanha na primeira fase, onde ficou em primeiro lugar no grupo 7, onde enfrentou o Nacional-URU, a Chapecoense e os venezuelanos do Zulia. Na fase de oitavas de final, os argentinos despacham o The Strongest-BOL, após um empate na bolívia e uma vitória em seus domínios. E chegam à essa semi-final depois de eliminarem mais um argentino, o San Lorenzo. Em dois jogos muito acirrados, e uma vitória para cada lado, a classificação só veio nos pênaltis. O atacante Sand, com seis gols, é outro jogador que briga pela artilharia.

Sand é a esperança do Lanús em busca do título inédito da Libertadores

Barcelona-EQU x Grêmio

A equipe de Guayaquil volta à ter destaque na Libertadores, e procura voltar ao uma final, o que já ocorreu nos anos de 1990 e 1998, perdendo o título para Olímpia-PAR e Vasco, respectivamente. Na campanha de 2017, o Barcelona terminou na segunda posição do grupo 1 na primeira fase, onde enfrentou Botafogo, Estudiantes e Atlético Nacional-COL. Já na fase mata-mata os equatorianos viraram o carrasco dos times brasileiros até então. Nas oitavas de final eliminaram o Palmeiras, que era dado como um dos favoritos ao título, após uma vitória em casa e uma derrota em São Paulo que levou para a classificação nos pênaltis. E nas quartas de final, após um empate frustrante em casa com o Santos, o time do atacante e artilheiro da equipe com cinco gols Jonatan Álvez venceu em plena Vila Belmiro.

Jonatan Álvez tentará levar o Barcelona-EQU a mais uma final de Libertadores

O Grêmio do técnico Renato Gaúcho chegou à abrir mão da disputa do título brasileiro desse ano para se dedicar ao torneio sul-americano, e até agora vem mantendo o time firme em busca do tri campeonato, já que venceu a Libertadores em 1983 e 1995. Depois de uma primeira fase tranquila, onde ficou com a primeira colocação no grupo 8, que tinha também Guarani-PAR, Deportes Iquique-CHI e Zamora-VEN, o tricolor gaúcho passou pelo argentino Godoy Cruz nas oitavas de final, após duas vitórias e vem duas partidas muito equilibradas contra o Botafogo, onde conseguiu a classificação às semi-finais com um empate no Rio de Janeiro e uma vitória suada em casa, por 1×0, gol do artilheiro da equipe no torneio, Lucas Barrios, que tem seis gols até agora.

Lucas Barrios comanda o Grêmio em busca do tri da Libertadores

Lembrando que o campeão da Libertadores garante além da vaga para a Recopa do ano que vem, a vaga para o Mundial de Clubes, que acontece em dezembro desse ano, nos Emirados Árabes.