Criado apenas em 1991, após a fragmentação soviética em quinze novos países independentes, a Moldávia se localiza entre a Romênia e a Ucrânia.

A história do futebol local inicia-se em 1990, um ano antes de sua independência, com a criação da FMF (Federatia Moldoveneasca de Fotbal). Após três anos a seleção nacional passou a ser reconhecida pela UEFA e logo em seguida pela FIFA, marcando de vez o início do esporte do pais.

A liga local teve sua primeira edição em 1992, disputada por doze agremiações, sendo oito novas equipes, contra apenas quatro clubes remanescentes do extinto campeonato soviético.

Atualmente o torneio conta com apenas dez clubes, tendo como maior campeão o Shereff com quinze conquistas. Dessas dez equipes as três com melhores campanhas se qualificam para os torneios europeus de clubes, o campeão fica com uma vaga no segundo playoff da Champions League, enquanto o segundo e o terceiro colocado com a vaga para as qualificações da Euro League. Já os dois últimos colocados, são rebaixados para o segundo grau do futebol local.

Além da liga, existem também a Copa e a Supercopa no pais do leste europeu, em ambas o Shereff destaca-se novamente como maior vencedor. Na copa, torneio disputado em mata – mata por trinta e duas equipes, o clube conta com nove taças, e na supercopa, disputada entre os vencedores das outras duas competições o time tem posse de oito canecos.

A seleção Moldava ocupa atualmente a 159° posição no ranking da FIFA (agosto 2017), sua primeira partida oficial foi realizada em julho de 1991 em uma derrota de 4×2 para a Geórgia. Entre seus jogos mais marcantes, estão a vitória por 5×0 contra o Paquistão em 1992 e a derrota por 6×0 contra a Suécia em 2001.

Em eliminatórias da UEFA / FIFA a seleção nunca conseguiu alcançar resultados positivos. Prova disso é que o pais nunca disputou nenhuma Eurocopa ou Copa do Mundo, e na briga por uma vaga para a Rússia em 2018 já está eliminada, somando apenas dois pontos e amargando a sétima pior campanha entre as 54 seleções.