Após derrotas em 2008 e 2009, tricolor perdeu na altitude, mas levou a classificação no placar agregado.

Fluminense e LDU se enfrentaram em Quito, no Equador, onde decidiam uma vaga para as quartas de final da Sul-Americana.

Apesar da vantagem adquirida no Maracanã e da altitude de Quito, o tricolor começou melhor o jogo teve logo no início a chance de sair na frente, quando Peu, de cabeça desviou o lateral cobrado por Léo, mas acertou o travessão.

Apesar de precisar da vitória, a LDU não conseguia ameaçar o gol de Júlio César, que praticamente não teve trabalho durante toda primeira etapa. O lance de mais perigo equatoriano foi uma bola que passou perto da trave direita do goleiro tricolor.

Demonstrando certo controle do jogo, o tricolor foi para o intervalo com o empate no bolso e garantindo a classificação, que começou a ficar ameaçada aos 12 do segundo tempo, quando Barcos entrou no meio dos zagueiros para desviar de cabeça um lindo passe de Cevallos, abrindo o placar.

O resultado levava o jogo para os pênaltis. Mas quatro minutos depois, Cevallos recebeu dentro da área para bater de primeira e fazer o segundo gol equatoriano, resultado que classificava a LDU.

No intervalo do primeiro para o segundo gol, o tricolor ainda chegou a reclamar de uma penalidade clara em cima de Gustavo Scarpa, mas o lance foi ignorado pela arbitragem.

Pedro entrou no segundo tempo, para aos 41 minutos fazer o gol da classificação do tricolor. (Foto: Divulgação)

Com o resultado que precisava, a LDU parou de atacar e o Fluminense por sua vez parecia sem forças para buscar o gol que lhe garantiria a classificação. Que veio aos 41, em escanteio cobrado por Scarpa que Pedro meio desengonçado desviou da risca da pequena área para fazer o gol da classificação do tricolor.

Apesar de restarem ainda quatro minutos de jogo e mais quatro de acréscimos, a LDU não conseguiu ameaçar mais a classificação tricolor, que vingou os vice campeonatos de 2008 e 2009.

Com a classificação do Fluminense, teremos um Fla-Flu nas quartas de fu al da Copa Sul-Americana

 

Por: Douglas Wandekochen