Eliminatórias da Copa: Europa. O que pode acontecer na data FIFA

Restando menos de um ano, as seleções voltaram a campo em busca de uma vaga para a Copa do Mundo na Rússia, em 2018.

Algumas seleções já realizaram 7 jogos, exemplo de Portugal, Polônia e Inglaterra. Enquanto outras entrarão em campo neste sábado e domingo. Como País de Gales, Croácia, Espanha e Itália.

Grupo A

Após golear em casa a Holanda por 4 a 0. A França assumiu a primeira posição do grupo com 16 pontos. Restando apenas três rodadas, os franceses tem todas as chances de estarem na próxima Copa. Já a Holanda, caiu para a quarta posição, com 10 pontos. Os holandeses terão confronto direto neste domingo, em casa diante da Bulgária, atual terceira colocada. A Suécia, atual vice líder do grupo buscará reencontrar a vitória fora de casa, contra Belarus e manter a segunda posição. Os suecos somam 13 pontos. 

Grupo B

Este grupo já esta encaminhado para Suíça e Portugal. Os suíços fazem grande campanha nestas eliminatória. Com 100%, a seleção divide com a Alemanha a melhor campanha de todos os grupos, somando 21 pontos. Enquanto Portugal, com Cristiano Ronaldo, assegura tranquilamente a segunda colocação, com 18 pontos. O camisa 7 e capitão bateu mais uma marca. Na última rodada, na vitória por 5 a 1 diante da Ilhas Faroe, Cristiano anotou três gols, ultrapassou Pelé e assumiu a quarta posição entre os maiores artilheiros de seleções. Portugal e Suíça atuarão fora de casa.

Grupo C

Semelhante ao Grupo B, Alemanha e Irlanda do Norte estão próximos da classificação. Os alemães no topo com 21 pontos e os irlandeses na segunda posição com 16 pontos. As duas atuarão em casa. A Alemanha enfrenta a Dinamarca, já a Irlanda do Norte recebe a Republica Tcheca.

Grupo D

O grupo mais equilibrado. Entre o primeiro e quarto, há chances de classificação. A Sérvia lidera, atrás da Irlanda, País de Gales e Áustria. Este grupo fará ainda o sétimo jogo, neste sábado. Os sérvios recebem a Moldavia, a Irlanda visita a Geórgia, enquanto País de Gales e Áustria fazem duelo direto. A Sérvia e Irlanda estão com 12 pontos, enquanto País de Gales e Áustria dividem somam 8 pontos cada.

 

Grupo E

Após ter sido goleada pela Dinamarca por 4 a 0, a Polônia com 16 pontos, recebe a última colocada, o Cazaquistão. Já Montenegro, segundo colocado com 13 pontos, recebe a Romênia. A Dinamarca com a mesma pontuação de Montenegro, vem embalada após goleada sobre a líder do grupo, visita a Armênia.

Grupo F

A Inglaterra líder do grupo recebe a Eslováquia, segunda colocada. Com 17 pontos, os ingleses terão confronto direto, já que os eslovacos somam 15 pontos. Fechando o grupo, a terceira colocada, a Escócia encara Malta.

Grupo G

Já classificadas, Espanha e Itália farão o clássico neste sábado. Com a mesma campanha, os espanhóis tem a vantagem no saldo de gols, ambos somam 16 pontos.

Grupo H

A Bélgica está nadando de braçadas neste grupo. Após massacre de 9 a 0 sobre a lanterna Gibraltar, a geração de ouro visita a segunda colocada, a Grécia. Na cola, a Bósnia com 13 pontos,tentará a reabilitação e visitará Gibraltar.

Grupo I

Fechando os grupos, um dos mais acirrados conta com Croácia, Islândia, Turquia e Ucrãnia brigando pela ponta. Os dois primeiros estão na liderança do grupo com 13 pontos. Enquanto, a Turquia e Ucrânia ocupam a 3ª e 4ª posição, com a mesma pontuação (11). Fechando o grupo Finlândia e Kosovo somam 1 ponto cada.

 

A eliminatória conta com nove chaves, e o campeão de cada uma se garante na Copa. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em uma repescagem, sendo que os quatro vencedores vão ao Mundial. Os mais próximos de estarem na Copa do Mundo após estas rodadas são: Suíça, Alemanha, Polônia, Inglaterra e Bélgica. Dependem de combinações para carimbarem seus passaportes para a Rússia.