Palmeiras bate o São Paulo em casa pelo Brasileirão e empurra rival no Z4

Palmeiras e São Paulo protagonizaram mais um clássico Choque Rei neste domingo, no Allianz Parque. Com quatro gols ainda no primeiro tempo e um placar de virada, a equipe alviverde venceu a partida por 4 a 2, se manteve em 4º lugar na classificação, e afundou mais ainda o São Paulo na zona de rebaixamento.

Com o resultado, o Verdão chegou aos 36 pontos no campeonato, e se mantém vivo na parte de cima da tabela, enquanto o tricolor caiu para a 18ª colocação, com apenas 23 pontos. No jogo de ida, disputado no estádio do Morumbi em 27 de maio, os donos da casa levaram a melhor: 2 a 0.

As duas equipes entraram em campo pressionadas. No Brasileirão, o Palmeiras não vencia há três rodadas: empatou com o Vasco fora de casa e sofreu duas derrotas diante de sua torcida, para Atlético-PR e Chapecoense; enquanto o São Paulo, com apenas 37% de aproveitamento na competição, briga para escapar da zona de rebaixamento.

Com os treinos das duas equipes fechados durante a semana, havia a expectativa sobre as escalações para o confronto. O técnico Cuca escalou dois atacantes, Willian e Deyverson, enquanto Dorival Júnior não promoveu nenhuma alteração tática no time.

A única novidade tricolor era o retorno de Lucas Pratto, que não jogou na última rodada, devido suspensão automática. Havia ainda muita expectativa pela presença de Dudu, em fase final de recuperação de uma lesão na coxa esquerda. O jogador, porém, acabou não relacionado nem para o banco de reservas.

O jogo foi marcado por falhas defensivas dos dois times e por muitos gols perdidos, principalmente pela equipe tricolor. Após o primeiro gol, Marcos Guilherme acertou o travessão de Fernando Prass, e Rodrigo Caio, sozinho, desperdiçou incrível chance quando a partida estava empatada em 2 a 2.

Os donos da casa venceram a partida mais na base da raça, do que na organização tática. O São Paulo jogou de forma muito recuada no início e deu espaço para o Verdão assustar o goleiro. Porém, o tricolor foi mais objetivo em seus contra ataques e abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo com gol de Marcos Guilherme, após falha defensiva coletiva.

O Palmeiras conseguiu o empate com William aos 35 minutos, e viu o jogo virar, 3 minutos depois, com o segundo gol do atacante. Antes do intervalo, o time ainda assistiria o rival empatar, com gol de Hernanes nos acréscimos.

A etapa inicial ainda foi marcada por uma grave lesão. Aos 22 minutos, o atacante Lucas Pratto recebeu uma joelhada acidental do colega de elenco Hernanes e caiu desacordado em campo. Com o susto, a partida foi paralisada por alguns minutos para socorrer o atleta, que foi encaminhado ao Hospital do Coração em São Paulo. Ele passa bem.

O gol de desempate sairia apenas aos 35 minutos da etapa final, com Keno, que entrou no lugar de Bruno Henrique minutos antes. Após o gol, o São Paulo rondou perigosamente a área alviverde, no entanto, os donos da casa conseguiram segurar a vantagem e ainda chegaram ao 4º gol, já nos acréscimos. Hyoran, aproveitando cruzamento de Willian, sacramentou a vitória.

O grande nome da partida foi mesmo Willian. O atacante palmeirense brilhou com 2 gols em menos de 3 minutos, e ainda fechou com uma assistência. Quem se destacou também foi Hernanes, que comandou as ações do São Paulo, e ainda marcou o seu gol na partida.

Na análise geral, o Palmeiras mostrou uma leve evolução em relação aos últimos jogos, porém ainda demonstra muita dificuldade na criação ofensiva e erros individuais em sua defesa.

Os próximos compromissos das duas equipes estão marcados apenas para o dia 9 de setembro. O Palmeiras visitará o Atlético-MG no Independência, enquanto a equipe tricolor jogará em casa com a Ponte Preta, em confrontos válidos pela 23ª rodada do Brasileirão.