Neymar dá adeus ao Barça e ruma ao PSG

A quarta-feira foi movimentada nos jornais espanhóis e franceses. Logo pela manhã, os noticiários publicaram fotos e vídeos de Neymar chegando ao CT do Barcelona e saindo menos de uma hora.

O jogador teve uma reunião com o presidente, juntamente com seu pai para selar sua saída do clube. Após a reunião, Neymar foi ao campo de treinamento cumprimentar seus ex-companheiros: Messi, Suaréz e outros atletas. O maior indício de sua saída foi a publicação de Messi em uma rede social, um vídeo homenageando o brasileiro durante os quatro anos que conviveram no clube.

“Foi um prazer enorme ter compartilhado todos estes anos com você, amigo Neymar. Te desejo muita sorte nesta nova etapa de sua vida. Nos vemos” – escreveu o camisa 10 do Barça, acrescentando no fim a carinhosa saudação “Tkm” (Te quiero mucho), comum na Espanha. Além de Messi, Umtiti também desejou sorte ao brasileiro em sua nova jornada.

O dono do PSG já depositou o dinheiro aos cofres do clube francês, para pagarem a multa de 222 milhões de euros (R$ 820 milhões) estipulados em multa rescisória para liberar o atleta. Ao todo, o PSG arcará R$1,7 bi de reais com o atleta, contando taxas e impostos. Sendo a contratação mais cara da história do futebol, ultrapassando Pogba contratado pelo Manchester United, que custou 105 milhões de euros.

Neymar foi ao CT para se despedir dos companheiros e encerrar seu contrato com o clube espanhol

Repercussão negativa

Após o suposto anúncio, as lojas oficiais do Barcelona retiraram todos os itens (camisas, posters) do jogador. Além das lojas, a cidade de Barcelona não recebeu muito bem a notícia. Alguns cartazes que tinham o brasileiro, foram trocados por outras publicidades. O Barcelona já alterou seus cartazes, retirando a imagem do atleta e trocando por outro jogador. O maior exemplo foi o cartaz pré jogo contra a Chapecoense, que ocorrerá dia 7 de agosto pelo torneio Joan Gamper.

 

Os jornais catalães não engoliram sua saída. O Sport publicou: Hasta Nunca (Até nunca). O “Mundo Deportivo” vai com a manchete “Adeus, Neymar… Olá, Coutinho e Dembelé”. O jornal da capital Madri “As” publicou: “Paga e vai”.

Além da saída, outro lado está atormentando os catalães. Isso porque, o clube terá que pagar ao jogador, 25 milhões de euros (91 milhões de reais), devido a renovação de contrato realizado no ano passado. O Barcelona fará de tudo para não pagar o jogador, pois, para eles, o jogador não cumpriu um ano do contrato válido por cinco temporadas.

Camisa 10 e cinco anos em Paris

O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi prometeu ao craque a camisa 10. Atualmente, o dono da camisa é o argentino Pastore. Ele disse a uma rádio argentina que cederia tranquilamente a camisa ao brasileiro.“Quero oferecer minha camisa a Neymar como ato de boas-vindas. Quero se sinta cômodo e feliz desde o primeiro dia. Eu, que sou o primeiro a chegar, quero dar todo o suporte que ele precisa para que todos juntos possamos ganhar a Champions. É um pequeno detalhe, mas para mim foi muito importante tê-la e agora quero lhe dar as boas-vindas com esse pequeno símbolo”, disse o meia-atacante argentino à Cadena Ser.

Neymar assinará um contrato de cinco temporadas. Segundo o “L’Équipe”, Neymar viajará a Paris nesta quinta-feira, para assinar o contrato. A ideia do PSG é de apresentar o jogador à torcida neste fim de semana, na estreia do Campeonato Francês.

O fim do trio MSN e ‘sombra’ de Messi

O trio mais letal da história do futebol será desfeito. Ao longo de três temporadas: Messi, Suaréz e Neymar, fizeram história no futebol. O trio sulamericano consagraram números expressivos no futebol: 9 títulos (entre eles uma Champions League, um Mundial de Clubes, 2x LaLiga) foram 110 partidas, com 84 vitórias, 228 gols (1 a cada 39 minutos) e 124 assistências (1 a cada 72 minutos).

Os quatro anos foram de altos e baixos para Neymar. Desde sua chegada em 2013, ele sempre dizia que chegava para ajudar o argentino a manter o trono de melhor do mundo. No entanto, com o passar dos anos, Neymar se viu como um dos pilares do Barcelona, somente atrás do camisa 10. Fontes dizem que um dos motivos de sua saída, foi a busca pelo protagonismo. Com a renovação de Messi, o camisa 11 se viu obrigado a sair do clube.

O despertar do jogador veio diante do PSG. Na partida épica, vencida pelo Barcelona por 6 a 1 sobre o PSG, Neymar foi o melhor jogador da partida, porém, os holofotes foram para Messi. Além do argentino, Neymar perdeu a motivação após algumas contratações realizadas pelo clube e principalmente, a saída de Daniel Alves.

Ao longo destes 4 anos, Neymar colecionou 8 títulos, 192 jogos, 109 gols e 59 assistências. Sua melhor temporada foi de 2015/16, onde anotou 41 gols e 20 assistências, neste ano, ele foi o terceiro melhor do mundo.

O que esperar no PSG?

Por ser um campeonato menos competitivo, Neymar se vê obrigado a vencer a Champions League para conquistar a Bola de Ouro (Melhor jogador do ano). Além, deste fator, o Campeonato Francês é um dos mais fracos no continente europeu, diferente do Espanhol.

A um ano da Copa, ele terá que ser o ‘cara’ no PSG. Além de mostrar que todo o investimento feito foi válido. Apesar de 25 anos, Neymar saiu da fase de aprendizagem e agora terá que ingressar o protagonismo pois, foi sua escolha.