A partir das 21h45min de hoje, na Arena, o Grêmio inicia a luta por uma vaga na final da Copa do Brasil. O adversário será o Cruzeiro de Mano Menezes, velho conhecido da torcida tricolor. Faltando apenas quatro partidas para a conquista do hexacampeonato, o Tricolor vai em busca da reafirmação como clube que mais conquistou a competição de mata-mata no País, rendendo a autodenominação de “Rei de Copas”.

Para esta primeira partida das semifinais, o técnico Renato Portaluppi deve promover uma mudança na equipe titular que vinha atuando com mais frequência. Afastado por uma lesão, Edílson ficou de fora por algumas partidas, sendo substituído pelo experiente Léo Moura. Porém, agora, o treinador promove o retorno do atleta nesta importante fase do torneio.

A última atividade antes do confronto foi com portões fechados, deixando o mistério sobre a escalação. No entanto, a presença de Edílson na entrevista coletiva dá indícios de que ele irá a campo. Outra mudança já prevista é o retorno de Arthur ao meio-campo, já que Maicon sentiu dores no tendão de Aquiles e nem fica à disposição para a partida.

Com isso, a provável escalação tem Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur, Michel, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios. A previsão é de casa cheia. Até o início da noite de ontem já haviam sido comercializados mais de 23 mil ingressos, confirmando a ideia de mais de 40 mil pessoas na Arena.

O Cruzeiro, distante 20 pontos do líder Corinthians no Brasileirão, aposta todas as fichas na Copa do Brasil. Mano afirmou que a Raposa utilizará uma estratégia para marcar fora de casa, levando a vantagem para a decisão em Minas Gerais. O time ainda não perdeu longe de seus domínios na competição. Uma provável escalação deve ter Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Alisson e Thiago Neves; Rafael Sobis.

Na outra semifinal, um clássico envolvendo dois cariocas. De um lado, o Flamengo, em crise, com o recém-chegado técnico colombiano Reinaldo Rueda, que fará sua estreia no comando do Rubro-Negro. Do outro, um Botafogo motivado pela classificação às quartas de final da Libertadores e com o time embalado sob o comando do jovem Jair Ventura.

Arbitragem

A CBF definiu o árbitro da primeira partida entre Cruzeiro e Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil. Em sorteio realizado na segunda-feira, a comissão de arbitragem da entidade indicou o paulista Marcelo Aparecido de Souza para o confronto desta quarta, em Porto Alegre.

Marcelo Aparecido de Souza já apitou dois compromissos celestes na temporada. O paulista atuou nas vitórias por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, pela primeira rodada da Copa do Brasil, e por 2 a 0 sobre o Coritiba, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já o árbitro sorteado para mediar o outro duelo das semifinais da Copa do Brasil é o gaúcho Anderson Daronco. Botafogo e Flamengo também jogam às 21h45 desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. A partida de volta está marcada para a próxima semana, no Maracanã.

 

Semifinal da Copa do Brasil – 16/08/2017 – duelos de ida

Grêmio x Cruzeiro – Marcelo Aparecido de Souza

Botafogo x Flamengo – Anderson Daronco