Depois de passar por San Marino, hoje é dia de viajarmos para as Ilhas Faroe, no segundo artigo da série ´´Futebol Alternativo´´.

Trazido por imigrantes escoceses e ingleses ainda no século XIX, o futebol logo conquistou os conterrâneos da pequena ilha nórdica, localizada ao sul da Islândia e ao norte da Escócia.

A primeira equipe a ser fundada, foi o TB em 1892, em uma das ilhas mais ao sul do arquipélago. Após uma década, o esporte bretão finalmente se espalhou pelo pais, chegando a capital Tórshavn, com a fundação do HB, e a cidade de Klaksvík com a criação do KÍ.

Entretanto, apenas quarenta anos mais tarde, em 1942 que a ÍSF (Associação de Esportes da Ilhas Faroe) foi criada. Junto com a criação da entidade, também foi realizado o primeiro campeonato nacional, ganho pelo KÍ e disputado por apenas quatro clubes (até a criação da liga, as equipes disputavam apenas amistosos entre si).

Atualmente, após 72 edições feitas, o torneio conta com dez equipes participantes. Esses clubes se enfrentam em três turnos de pontos corridos, disputados entre março e outubro com uma pequena pausa em julho. O campeão fica com um lugar nos playoffs da Champions League, enquanto o segundo e terceiro colocados com a vaga nas qualificações da Europa League, já os dois últimos colocados são rebaixados para a 1.deild (segunda divisão local).

Além do campeonato nacional, onde o HB é o maior vencedor com 22 conquistas, são disputadas também a Copa e a Supercopa Faroesa. Na copa, criada em 1955 a supremacia do HB é maior ainda, 26 títulos, contra apenas cinco do segundo maior vencedor. Já na Supercopa, criada em 2007, o Vikikur Gota sagrasse como o maior conquistador.

A seleção local vem ganhando cada vez mais espaço no futebol europeu, em grande ascensão nos últimos dez anos, a equipe atualmente ocupa o 89° lugar no ranking da FIFA (agosto 2017), e a cada ciclo de eliminatórias se mostra mais potente em almejar algo maior para os próximos anos.