São Paulo e Grêmio ficaram no empate por 1 a 1, na noite desta segunda-feira, no Morumbi. Resultado ruim para os dois lados. O Tricolor gaúcho perdeu a chance de encostar no Corinthians, líder da competição, ficando oito pontos atrás – a diferença poderia ter caído para seis. Já o Tricolor paulista desperdiçou a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O primeiro tempo foi de um time só. E acredite: não era aquele com mais posse de bola. O Tricolor paulista passou 60% do tempo com ela, mas quase não finalizou ou criou lance de perigo a Marcelo Grohe. O motivo? O Tricolor gaúcho “amassou” os donos da casa, com marcação pressão e proposta incisiva. Não à toa, roubou quase o triplo de bolas (14 a 5) e finalizou o dobro (4 a 2). Pedro Rocha abriu o marcador, aos 19. E o Grêmio só não ampliou, aos 42, porque Renan Ribeiro, em “homenagem” a Waldir Peres fez linda defesa em chute de Maicon.

Dorival tentou mudar o São Paulo com duas alterações no intervalo. Jucilei e Jonatan Gomez deram lugar a Cícero e Lucas Fernandes. Com isso, Cueva saiu do meio e foi para a esquerda. O gol de empate veio justamente por ali. O peruano enfiou para Edimar, que cortou a marcação de Ramiro e cruzou para Pratto. O argentino parou em Marcelo Grohe, mas Lucas Fernandes levou a melhor no rebote: 1 a 1. No fim da partida, os donos da casa ainda reclamaram de pênalti em cima de Gilberto.

Classificação e jogos

O resultado levou o Tricolor paulista a 16 pontos, na antepenúltima colocação a tabela. O Atlético-PR, primeiro time fora do Z-4, soma 17. Já o Tricolor gaúcho ficou nos 32 e, além de não encostar no Timão, que tem 40, agora já observa a aproximação de Santos (30) e Flamengo (28). Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a campo no sábado, às 16h, contra o Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro. O Grêmio joga no domingo, às 19h, em Porto Alegre, contra o Santos.

Antes disso, o time gaúcho tem um desafio pelas quartas de final da Copa do Brasil, quinta, contra o Atlético-PR, em Curitiba. No jogo de ida, goleada por 4 a 0.

SÃO PAULO 1 X 1 GRÊMIO – BRASILEIRÃO, 16ª RODADA

Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa (trio mineiro)

Público: 51.511 total / Renda: R$ 1.367.039,00

Amarelos: Rodrigo Caio (São Paulo); Michel, Arthur e Maicon (Grêmio)

Gols: Grêmio – Pedro Rocha (19’/1ºT); São Paulo – Lucas Fernandes (18’/ 2ºT)

São Paulo: Renan Ribeiro; Bruno (Gilberto), Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei (Cícero) e Petros; Marcinho, Cueva e Gomez (Lucas Fernandes); Lucas Pratto. Técnico: Dorival Júnior

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon e Arthur (Fernandinho); Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Everton). Técnico: Renato Gaúcho