O Grêmio segue na perseguição ao Corinthians pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o time gaúcho ganhou do Vitória por 3 a 1, no estádio Barradão, em Salvador (BA), na abertura da 15ª rodada. Esta foi sua terceira vitória consecutiva, reduzindo de 10 para seis pontos a diferença para o líder e invicto time paulista: 37 a 31. Por sua vez, horas depois, o Timão empatou sem gols com o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis (SC).

Antes o Grêmio tinha vencido fora o Flamengo, por 1 a 0, e a Ponte Preta, em casa, por 3 a 1. Exibe, assim, o melhor ataque do campeonato, com 30 gols. A sequência positiva dos gaúchos, também, aparece como uma pressão psicológica para o Corinthians – que segue na frente dos concorrentes e sem nenhuma derrota, porém acompanha a sua vantagem sobre o Tricolor despencar em apenas duas rodadas. No último sábado (15), o clube paulista já havia empatado, pelo placar de 2 a 2, com o Atlético Paranaense, em sua Arena.

O Vitória sofreu sua terceira derrota seguida, porque antes tinha caído em casa diante do Vasco, por 4 a 1, e fora contra o Palmeiras, por 4 a 2. Tem a pior defesa ao lado da Chapecoense, com 27 gols, e continua na zona de rebaixamento com 12 pontos, em penúltimo lugar. O técnico Alexandre Gallo está com o cargo ameaçado e a diretoria em crise.

O JOGO – Os dois times mostraram novidades. O Vitória, com o atacante colombiano Tréllez e o Grêmio, sem o zagueiro Geromel, que sentiu um desconforto muscular no aquecimento, e foi substituído por Rafael Thyere. O atacante Luan, machucado, nem viajou e Pedro Rocha entrou em seu lugar.

Mas quem chamou a atenção logo no início do jogo foi o meia Fernandinho. Ele se movimentava bastante e cavou uma falta na frente da área, cometida por Renê Santos. O próprio Fernandinho foi para a cobrança, encobriu a barreira e abriu o placar aos sete minutos.

O time baiano ainda tentou avançar sua marcação para impor uma pressão no time gaúcho. Mas não mostrava poder de infiltração e de finalização, insistindo apenas com os levantamentos para a área. Em vantagem no placar, o Grêmio passou a explorar os contra-ataques, mas só ameaçou em dois chutes de longe de Fernandinho, ambos defendidos por Fernando Miguel.

Aos 43 minutos, o Grêmio ampliou numa rápida troca de passes. A bola saiu dos pés de Maicon para Pedro Rocha, dele para Fernandinho que virou para o lado esquerdo. Arthur, sozinho, ajeitou e bateu no canto direito de Fernando Miguel. A torcida baiana começou a vaiar nas arquibancadas.

Restou a Alexandre Gallo arriscar na volta para o segundo tempo. Tirou o volante Renê Santos para a entrada do atacante David. A ideia, em princípio, funcionou porque David diminuiu aos 12 minutos. Carlos Eduardo cobrou escanteio, houve desvios de cabeças de Kanu e Alan Costa até o peixinho de David.

Mas a esperança de melhora durou pouco, porque aos 17 minutos o Grêmio marcou o terceiro gol. Everton recebeu a bola pela esquerda e virou para Ramiro que soltou a bomba de primeira. A bola parou no ângulo esquerdo de Fernando Miguel: 3 a 1.

Depois disso, aconteceu o esperado. O Grêmio recuou e passou a se poupar, diante de um Vitória desesperado e nervoso sob as vaias da torcida.

O Grêmio, agora, só volta a campo na próxima segunda-feira, mas jogando fora de novo. Fechando a 16ª rodada, enfrentará o São Paulo, às 20 horas, no Morumbi. Já o Vitória vai receber a Chapecoense, no sábado, às 16 horas.

VITÓRIA 1 X 3 GRÊMIO – CAMPEONATO BRASILEIRO, 15ª RODADA

Estádio Barradão, em Salvador (BA)

Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (BA), auxiliado por Clóvis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (dupla de Pernambuco)

Amarelos: René, David e Tréllez (Vitória); Kannerman e Barrios (Grêmio)

Gols: Grêmio – Fernandinho, aos 7, e Arthur, aos 43 minutos do primeiro tempo; Ramiro, aos 17 minutos do segundo tempo; Vitória – David, aos 12 minutos do segundo tempo

Vitória: Fernando Miguel; Caíque Sá (Patric), Kanu, Alan Costa e Geferson; Uillian Correia, René (David), Cleiton Xavier (Yago) e Carlos Eduardo; Tréllez e André Lima. Técnico: Alexandre Gallo

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannermann e Bruno Cortez; Maicon (Jailson), Arthur e Ramiro; Fernandinho, Barrios (Everton) e Pedro Rocha (Marcelo Oliveira). Técnico: Renato Portaluppi