Tudo igual para Grêmio e Santos na noite deste domingo, em Porto Alegre, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na briga direta entre os concorrentes pela liderança do torneio nacional, gaúchos e paulistas ficaram no 1 a 1, na arena gremista, e perderam chance de diminuir a vantagem para o Corinthians, primeiro colocado, que também não venceu. David Braz abriu o placar para o Peixe e, na sequência, Fernandinho marcou para os donos da casa.

Primeiro tempo

O Santos até conseguiu cozinhar o Grêmio nos primeiros 15 minutos, mas depois o Tricolor teve domínio total da partida. Everton perdeu duas boas chances para abrir o placar. E aí quem não faz… Aos 44, Jean Mota cobrou escanteio, Bruno Henrique desviou na primeira trave e David Braz completou de cabeça. Os donos da casa não se entregaram e buscaram o empate aos 46, após Vanderlei fazer uma defesaça em chute de Pedro Rocha e Fernandinho empurrar de cabeça no rebote.

Segundo tempo

Foi o mesmo ritmo: gremistas pressionando, mas não conseguindo manter um padrão ofensivo que levasse perigo constante ao gol defendido por Vanderlei, e santistas preocupados em segurar as investidas do adversário e buscar um contra-ataque que não veio. No fim, com direito a confusão entre as duas equipes e expulsão de Edilson, o resultado acabou sendo comemorada pelo líder Corinthians, que viu sua vantagem na primeira colocação ser mantida por mais uma rodada.

Classificação e jogos

O resultado manteve Grêmio e Santos nas segunda e terceira posições, agora com 33 e 31 pontos respectivamente. Como o Corinthians empatou com o Flamengo, a diferença para o primeiro colocado continua a mesma. Os dois times voltam a jogar na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). O Santos recebe o Flamengo no Pacaembu. Já o Grêmio encara o lanterna Atlético-GO, em Goiânia.

GRÊMIO 1 X 1 SANTOS – BRASILEIRÃO, 17ª RODADA

Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Arbitragem: Braulio da Silva Machado, Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (trio de SC)

Público: 32.251 / Renda: R$ 1.059.399,00

Amarelos: Grêmio – Edílson, Geromel, Maicon e Ramiro; Santos – David Braz, Yuri, Vanderlei, Thiago Ribeiro e Lucas Lima.

Vermelho: Edílson.

Gols: Santos – David Braz (44’/1ºT); Grêmio – Fernandinho (47’/1ºT).

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Ramiro, Fernandinho, Everton (Arroyo; Jailson) e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Portaluppi

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Yuri, Alison (Leandro Donizete) e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro). Técnico: Levir Culpi