No primeiro artigo da série ´futebol alternativo´, iremos falar sobre o futebol de San Marino, um dos microestados europeus.

Localizado em uma pequena porção de terra cercada por territórios italianos, o futebol do pais é um dos únicos não profissionalizados no velho continente.

O estado de apenas 62km2, possui atualmente uma única divisão, disputa por 15 equipes divididas em dois grupos com sete e oito clubes respectivamente. Em cada grupo avançam três equipes, para a disputa do título e consequentemente as vagas para os playoffs da Champions e da Euro League.

Além do campeonato samaritense, onde o Tre Fiori se destaca com sete títulos, existem também mais dois campeonatos no pais. A Copa Titano, disputa em mata-mata durante a temporada, que tem o Libertas como maior vencedor com onze taças e a Supercopa de San Marino, disputada sempre no início das temporadas com o ultimo vencedor da Liga e da Copa.

O principal jogador a atuar nos solos do microestado europeu foi o zagueiro tetracampeão com a seleção brasileira Aldair, que jogou no Murata em 2007. Entre os nascidos por lá, destacam-se o volante Massimo Bonini ex Juventus e Andy Selva, jogador desconhecido que é o maior artilheiro da seleção local.

Taxada como a pior do mundo, a seleção samaritense consta em toda sua história apenas uma vitória, vinda em 2004 contra a seleção de Liechtenstein por 1×0. Atualmente ocupa a 204º colocação no ranking da FIFA.

 

1 thought on “Futebol Alternativo #1: San Marino

Comments are closed.