jogadores Erik do Palmeiras e Marcelo Oliveira do Gremio durante a partida entre Palmeiras SP e Grêmio RS, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2017, no estádio do Pacaembu em São Paulo (SP), neste sábado (01).

Diante dos confrontos de ambos pelas oitavas de final da Libertadores – no meio de semana, Palmeiras e Grêmio entraram em campo neste sábado, no Pacaembu, com formações reservas pela 11ª rodada do Brasileirão. Logo, faltou qualidade no duelo entre duas das melhores equipes da competição nacional. O 1 a 0 a favor dos paulistas acabou decidido em um gol contra, marcado pelo volante Machado.

Primeiro tempo

Com formações alternativas, palmeirenses e gremistas fizeram um primeiro tempo de pouca inspiração, especialmente no caso do Tricolor gaúcho, que dependia basicamente dos contragolpes. Os lançamentos para Fernandinho e Bolaños apostarem corrida com os zagueiros do Verdão eram a alternativa possível. Já o time de Cuca encontrou uma defesa bem fechada, o que contribuiu para a partida ficar amarrada – foram apenas 25 minutos de bola rolando. A melhor chance, Michel Bastos desperdiçou com um arremate fraco, após boa trama entre Keno, Zé Roberto e Erik.

Segundo tempo

No segundo tempo, o confronto melhorou bastante. O Grêmio quase marcou aos 9, quando Kaio cruzou, a bola desviou em Zé Roberto e só não entrou porque Egídio tirou em cima da linha. Os anfitriões criaram bastante pelas pontas e poderiam ter marcado com Borja e Erik. Mas o lance que definiu o placar veio de uma bobeira da defesa gaúcha. Raphael Veiga, que entrara no lugar de Michel Bastos, cruzou para trás. O volante Machado tentou cortar no carrinho e mandou contra o próprio gol – a bola ainda desviou no zagueiro Bressan e tirou qualquer possibilidade de defesa do goleiro Léo.

Classificação e jogos

Durante a semana, pela Libertadores o Grêmio pega o Godoy Cruz, na Argentina, na terça, enquanto, no dia seguinte, o Palmeiras encara o Barcelona de Guayaquil, no Equador. Ambos em jogos de ida das oitavas de final do torneio. Já pelo Brasileirão, o Palestra jogará no Mineirão, contra o Cruzeiro, e o Grêmio em sua Arena, diante do Avaí. As duas partidas ocorrem no domingo.

Na tabela, o Verdão alcançou 19 pontos e se aproximou do Grêmio, vice-líder com 22. No entanto, para se manter na terceira colocação, o Palmeiras precisa que o Flamengo não vença o São Paulo, neste domingo, no Rio de Janeiro.

PALMEIRAS 1 x 0 GRÊMIO – CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A, 11ª RODADA

Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhaes, auxiliado por Rodrigo F Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (trio do Rio de Janeiro)

Amarelos: Juninho e Raphael Veiga (Palmeiras); Bressan (Grêmio)

Público: 29.075 pessoas / Renda: R$ 963.172,56

Gols: Palmeiras – Machado (contra), 32’/2T

Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Luan, Juninho e Egídio; Bruno Henrique e Zé Roberto; Erik (Willian), Michel Bastos (Raphael Veiga) e Keno (Róger Guedes); Borja. Técnico: Cuca

Grêmio: Léo; Leonardo Gomes, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Oliveira; Jailson (Lima), Kaio, Fernandinho, Miller Bolaños (Nicolas Careca), Lincoln (Machado); Everton. Técnico: Renato Portaluppi