Comandado pelo jovem craque brasileiro Neymar, o Santos teve certa dificuldade para conquistar o tri. Na primeira fase, o inicio foi conturbado, e a vaga veio só na última rodada.

Nas oitavas-de-final, o gol de Paulo Henrique Ganso, na Vila Belmiro, e as defesas de Rafael, no México, garantiram a classificação santista contra o América.

A Partir dai o menino Neymar chamou a responsabilidade e garantiu o titulo santista com grandes jogadas, passes e gols nas partidas contra Once Caldas, da Colômbia, nas quartas, Cerro Porteño, do Paraguai, na semi, e Peñarol, do Uruguai, na final.

O dia 22 de Junho de 2011 jamais será esquecido pelos santistas. O Alvinegro praiano enfrentou o Peñarol pela finalíssima da Libertadores no estádio do Pacaembu que virou um verdadeiro “Mar Branco”. Um jogo duríssimo que com gols de Neymar e Danilo o Peixe garantiu o 2 a 1 e o título.

Finalmente a torcida pode soltar o grito de é Campeão após 48 anos, um feito que só o Santos de Pelé tinha conseguido para o clube.

Um time que já havia encantado o Brasil em 2010 encantou a América em 2011 e com o comando de Muricy Ramalho a equipe mostrou que pode sim conquistar uma Libertadores com um futebol bonito e alegre.

Redação Radar da Bola: Luís Paulino