Palmeiras sofre 3 gols, desperta no 2º tempo e arranca empate com o Cruzeiro pela Copa do Brasil

Foram 6 gols em 90 minutos. Esses foram os números da partida disputada entre Palmeiras e Cruzeiro na noite de ontem, no Allianz Parque, em confronto de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil.

O Palmeiras entrou em campo confiante, pois, além de jogar em casa, vinha de 3 vitórias consecutivas. O time, porém, saiu arrasado do primeiro tempo, depois de ver o Cruzeiro marcar 3 gols em apenas meia hora de jogo.

A partida começou com uma arrancada do venezuelano Guerra, sob os olhares atentos dos mais de 32 mil torcedores presentes na arena. Mas a alegria do torcedor palmeirense duraria pouco, pois logo aos 6 minutos da primeira etapa, em eficiente contra ataque, Thiago Neves abriu o placar para os visitantes.

Foram dois tempos completamente diferentes no estádio alviverde. O primeiro foi de completo domínio cruzeirense, que exibiu muita eficiência e tranquilidade no gramado, e em 30 minutos de jogo, balançou as redes em 3 oportunidades. O Palmeiras não se encontrava em campo, errava muitos passes e assistia, inerte, à superioridade do time adversário.

Foram 3 gols do rival, mas poderia ter sido mais. A defesa palmeirense estava totalmente desorganizada, a equipe errou diversos passes e além de tudo, concedeu muitos espaços para a Raposa contra atacar. Com todo esse cenário, Cuca promoveu a primeira substituição, escalando Egídio no lugar de Fabiano, que saiu vaiado ao deixar o jogo ainda na primeira etapa.

Visivelmente abalados com o resultado parcial e com a óbvia insatisfação da torcida, os jogadores palmeirenses saíram cabisbaixos do campo ao fim do primeiro tempo. A equipe precisava causar na etapa final o mesmo estrago sofrido nos 30 minutos iniciais. E assim, teve início o segundo tempo.

Miguel Borja entrou no lugar de Guerra, e a equipe palmeirense assumiu uma postura totalmente diferente da exibida antes. Era uma nova equipe. Os jogadores foram para cima e não tiveram medo de arriscar, enquanto o Cruzeiro, acuado, não conseguiu acompanhar a velocidade do adversário, e assistiu, sem brigar, a reação do Verdão.

Dudu foi a grande estrela da noite. O capitão do time abriu o placar para o Palmeiras logo aos 6 minutos da etapa final e levantou a torcida, que passou a incentivar a equipe efusivamente.

Com completo domínio do time da casa, o Palmeiras da segunda etapa apresentou-se como o atual campeão nacional. Depois do primeiro gol, a equipe se encontrou em campo e a partida ainda teve mais 2 gols anotados para o lado alviverde: novamente Dudu aos 15 minutos, e Willian aos 19 fecharam o placar da noite. Tudo igual no Allianz Parque.

O resultado do jogo foi um empate com leve sabor de vitória para o Palmeiras, que teve uma reação surpreendente e evitou a vitória provisória do Cruzeiro. O placar deixou  o confronto em aberto para o jogo de volta, que será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, em 26 de julho. O resultado, no entanto, favorece o Cruzeiro, que vai jogar por um empate.

Mas antes de pensarem na decisão da vaga para a Copa do Brasil, as duas equipes precisarão se concentrar no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras enfrentará o Grêmio no próximo sábado, dia 1 de julho, no Pacaembu; enquanto o Cruzeiro vai disputar com o Atlético-MG, em clássico que acontecerá domingo no estádio Independência.