Depois de eliminar o Fluminense na Copa do Brasil, o Grêmio voltou ao Rio para enfrentar o tricolor carioca, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro. Assim como no jogo de 15 dias atrás, os primeiros minutos foram cruciais para o restante da partida.

Se na desclassificação da Copa do Brasil o Fluminense sofreu por ter um jogador expulso logo no início da partida, hoje a tônica foi a mesma, sendo que dessa vez, ao invés de um jogador à menos, o Flu se viu atrás  o do placar. Em bela cobrança de falta, Edilson logo aos quatro minutos fez o primeiro da partida.

Edilson bate falta com força, para abrir o placar para o Grêmio. (Foto: Comentando Futebol)

Atrás do marcador, o Flu tentou sair para o jogo e, logo na sequência deu a resposta. Richarlison recebeu livre na área e tocou para o fundo das redes, mas o juiz, depois de ameaçar assinalar o gol, marcou impedimento do atacante tricolor. Os tricolores ainda chegaram a reclamar de um toque na mão de Maicon, do Grêmio, mas o árbitro ignorou a reclamação.

Com o gol de empate, mesmo que anulado, a torcida se animou e começou a empurrar o time, que dentro de campo não correspondia. À frente do placar, o Grêmio colocou seu jogo em prática, adiantando a marcação mas com os zagueiros recuados, sem dar chance do Fluminense encaixar um contra ataque. E o jogo seguiu no mesmo ritmo da temperatura que fazia no Rio, amena, indo para o intervalo sem mais nenhuma grande emoção.

Na volta do intervalo, o técnico Abel tentou surpreender os gaúchos, trocando Léo por Lucas Fernandes, deslocando Calazans para a lateral esquerda. No início a mudança até pareceu surtir algum efeito, com um Fluminense mais agressivo, que quase chegou ao empate logo aos 6 minutos. Calazans fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro, a bola não encontrou nenhum jogador do Flu e a zaga gremista cortou. Depois do lance o Grêmio acordou e voltou a tocar a bola no mesmo ritmo do primeiro tempo, até que Renato colocou Fernandinho em campo. O ponta gremista deu mais agressividade ao ataque gaúcho, que começou a ameaçar o gol de Júlio César. Nocauteado, o Fluminense não conseguia atacar, com a zaga gremista ganhando todas as bolas do ataque tricolor, tanto pelo chão quanto pelo alto. Até que aos 35 veio o golpe final. De novo de falta, dessa vez com Luan. O habilidoso atacante gremista colocou a bola no ângulo direito de Júlio César que ainda chegou a tocar na bola mas não evitou o gol. 2 a 0 Grêmio.

Luan comemora o segundo gol do Grêmio na partida. (Foto: Divulgação)

Com o segundo gol sofrido, a torcida do Flu que até então apoiava o time, começou a vaiar, principalmente o presidente, Pedro Abad e, o seu grupo político, a Flusócio. Antes do apito final ainda aconteceu um início de briga entre os torcedores do Fluminense, mas logo foram contidos pela PM. Dentro de campo nada mais aconteceu.

Com o resultado o Grêmio segue firme na vice liderança, 1 ponto atrás do líder Corinthians, enquanto o Fluminense continua despencando na tabela, ocupando a 10 colocação.

 

Por: Douglas Wandekochen