Apesar de estar jogando em seus domínios e viver um bom momento nas competições em que participa, o Grêmio não teve vida fácil para superar o Vasco da Gama por 2 a 0 neste domingo, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fato é que com criação modesta, o clube gaúcho passou por dificuldades para atravessar a retranca vascaína. O Tricolor abriu o placar no 1º tempo em um pênalti de Wellington em Pedro Geromel, convertido por Lucas Barrios. Por outro lado, o Gigante da Colina, armado para jogar nos contra-ataques, mostrou disposição e chegou a levar perigo ao gol adversário em diversas ocasiões. Porém nos acréscimos, Luan carimbou a vitória do Imortal após troca de passes na área e toque de calcanhar de Gastón Fernández. Cabe o destaque que neste domingo o técnico Renato Portaluppi completou 150 partidas na casamata do Grêmio.

Primeiro tempo:

O Grêmio iniciou o jogo com o controle da bola, enquanto o Vasco mantinha-se na defesa. Dono de maior posse, o Tricolor não conseguia converter isso em risco para o rival carioca que foi o primeiro que chegou com perigo – em cabeçada de Paulão e chute de Manga raspando a trave, nos primeiros 15 minutos. Desde então, o time gaúcho retomou o domínio e teve suas oportunidades, especialmente em chutes de Ramiro e Pedro Rocha. Foi então que, aos 36 – após cobrança de escanteio, o estreante Wellington derrubou Pedro Geromel na área e o árbitro marcou pênalti. Lucas Barrios pegou a bola, deslocou o goleiro Martín Silva e colocou o Imortal na frente. Tratou-se do 12º gol de Barrios, em 19 partidas com a camisa do tricolor.

Segundo tempo:

O Vasco voltou do intervalo com Thalles no lugar de Manga. Em busca do empate, o Cruz-Maltino começou melhor e ameaçou o gol do Grêmio, duas vezes com Mateus Vital – uma em cruzamento que Kannemann quase marcou contra, e outra em rebote após chute de Kelvin. Apesar do bom momento, Milton Mendes fez suas duas últimas substituições antes dos 20 minutos, colocando Guilherme e Nenê nos lugares de Mateus e Wellington. As mudanças, porém, não surtiram muito efeito e o Grêmio retomou o controle da partida. Nos minutos finais, Renato Gaúcho pôs Maicon, Edílson e Gaston Fernandez nos lugares de Barrios, Ramiro e Arthur para dar sangue novo ao Tricolor. Aos 39, após cruzamento de Léo Moura, Luan bateu pro gol, e Henrique se jogou de carrinho para tirar. Aos 46, Nenê ainda tentou cavar um pênalti, mas levou amarelo. Milton reclamou com o árbitro e acabou expulso. E no minuto seguinte, Luan selou a vitória após toque de calcanhar de Gastón. Com esse gol, Luan passa a ser o artilheiro isolado da Arena, com 29 gols.

Classificação:

Com o resultado, o Tricolor chega aos nove pontos, assume a vice-liderança provisória, mas pode ser superado por Cruzeiro ou Chapecoense, que se enfrentam ainda neste domingo. Já o Vasco ficou estacionado nos seis pontos, na 10ª colocação. Na próxima rodada, o Grêmio vai a Santa Catarina encarar a Chapecoense, na quarta-feira, 21h45. No mesmo horário, o Vasco recebe o Corinthians em São Januário.

GRÊMIO 2 X 0 VASCO – CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A, 4ª RODADA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Escalação Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Michel, Ramiro (Edílson), Arthur (Gastón Fernández); Pedro Rocha, Lucas Barrios (Maicon), Luan. Técnico: Renato Gaúcho

Amarelos: Bruno Cortez, aos 1’/2ºT; Lucas Barrios, aos 4’/2ºT.

Gols: Lucas Barrios, aos 37’/1ºT; Luan, aos 47’/2ºT.

Escalação Vasco: Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão, Henrique; Jean (Nenê), Wellington, Douglas, Mateus Vital (Guilherme Costa), Kelvin; Manga Escobar (Thalles). Técnico: Milton Mendes

Amarelos: Gilberto, aos 4’/2ºT; Wellington, aos 16’/2ºT; Nenê, aos 46’/2ºT.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (SC), auxiliado por Emerson A de Carvalho e Marcelo C Van Gasse (ambos de SP).

Público: 24.644 (total) / Renda: R$ 782.574,00