Com dois gols de Guerra, Palmeiras vence a Ponte e entra para o G4

Em sua terceira vitória consecutiva pelo Campeonato Brasileiro, o atual campeão finalmente entrou na disputa pelas primeiras colocações. Em jogo válido pela 10ª rodada da competição, o Verdão venceu a Ponte Preta em pleno estádio Moisés Lucarelli neste domingo e ficou em 4º lugar na tabela, com 16 pontos, enquanto a Macaca assumiu a 11ª posição.

Foram duas derrotas da Ponte em quatro compromissos pelo Brasileirão, enquanto o Palmeiras subiu seis postos na tabela. No entanto, a diferença para o líder Corinthians é de 10 pontos. O timão venceu o segundo colocado Grêmio e conquistou 26 pontos até aqui.

Alejandro Guerra foi o destaque da partida. O venezuelano marcou os 2 gols palmeirenses no jogo de hoje: o primeiro aos 38 minutos da etapa inicial, e o segundo logo depois, aos 46. Nesse intervalo, porém, a Ponte marcou o seu também, com Lucca aos 40 minutos do primeiro tempo.

Assim como vem atuando no Brasileirão, a Ponte Preta usou a velocidade pelas pontas para incomodar a defesa adversária, com Lucca, referência do time, se movimentando pelas laterais, principalmente pela esquerda. O lateral direito Mayke deu espaços e o atacante da equipe adversária aproveitou para igualar a partida.

O Palmeiras ditou o ritmo no primeiro tempo, mas após o intervalo  se retraiu e chamou a Ponte Preta para o próprio campo. Interessado nos contra-ataques, a equipe comandada pelo técnico Cuca centralizava o jogo com Guerra e Tchê Tchê, que sustentaram o meio de campo.

Em busca de uma reação, Gilson Kleina substituiu Claudinho e escalou Léo Arthur para pressionar a zaga palmeirense. Ele, no entanto, perdeu uma chance incrível: aos 18 minutos do segundo tempo, Emerson Sheik levou a melhor sobre o zagueiro Mina e tocou para Léo Arthur. O atacante, frente a frente com o goleiro Fernando Prass, mandou para fora e desperdiçou ótima oportunidade de empate.

Sem poder contar com Felipe Melo e Thiago Santos, lesionados, e Jean, que foi poupado, Cuca apostou no jovem Gabriel Furtado, que fez sua estreia no elenco profissional. O jogador de apenas 17 anos atuou nos primeiros 45 minutos, mas foi substituído pelo técnico, preocupado com o cartão amarelo recebido pelo meio-campista.

Outro atleta lembrado por Cuca foi Roger Guedes, que rapidamente exibiu a confiança adquirida nas últimas rodadas e apresentou-se como uma das principais opções de ataque da equipe palmeirense.

O jogo, no entanto, teve diversos momentos tensos. Foram 3 expulsões durante a partida, todas nos minutos finais: Rodrigo e Renato Cajá pela Ponte Preta e Tchê Tchê do lado verde. Os dois últimos trocaram tapas antes de uma cobrança de falta. Além disso, foram distribuídos 8 cartões amarelos durante todo o jogo, sendo 6 para os donos da casa, e 2 para os visitantes.

Pelo Campeonato Brasileiro, as equipes voltam a campo no próximo fim de semana. O Palmeiras enfrenta o Grêmio, sábado, às 16h, no Allianz Parque, enquanto a Ponte visitará o lanterna Avaí, domingo, às 19h, na Ressacada. Antes, porém, as equipes têm compromisso por outros torneios. Na quarta, o Verdão abre o duelo das quartas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, enquanto a Ponte, na quinta, inicia a segunda fase da Sul-Americana diante do paraguaio Sol de América, novamente em Campinas.