Palmeiras e São Paulo se enfrentam em primeiro Choque-Rei do ano pelo Campeonato Brasileiro

O São Paulo aposta na vitória sobre o Palmeiras no clássico entre as duas equipes neste sábado. O Choque-Rei será disputado no Morumbi, à partir das 19h pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Depois de três eliminações vividas neste ano, o tricolor tenta sua reabilitação no campeonato mais importante do país e também, procura reconquistar a confiança de sua torcida. Enquanto isso, a equipe palmeirense vai em busca de quebrar um tabu de 15 anos sem vitória na casa do adversário.
São Paulo e Palmeiras vivem momentos bem diferentes. Enquanto o primeiro deposita todo seu poderio no Brasileirão, o verdão divide suas atenções entre três campeonatos. Além disso, ambos iniciaram o ano com novidades no comando dos times: Eduardo Baptista estreou no Palmeiras no começo do ano, e recentemente foi substituído por Cuca, enquanto a equipe do São Paulo vem sendo administrada pelo ídolo Rogério Ceni.


Rogério e Cuca se encontrarão pela primeira vez como treinadores no clássico de hoje. O jogo é importante para ambos, que buscam tranquilidade para a sequência de partidas. Pelo seu momento atual, talvez hoje seja a chance mais clara do Palmeiras vencer um jogo no Morumbi desde 2002.
Embora estejam em situações bem opostas na temporada, as duas equipes têm em comum a presença de vários jogadores em nível de seleção em suas escalações. Cueva, Buffarini e Lucas Prato pelo lado tricolor, e Dudu, Mina, Borja e Guerra pela equipe palmeirense. Porém, os dois técnicos fizeram mistério e não revelaram suas formações.
Ceni fechou os treinamentos e não indicou quem vai ocupar o lugar do volante Thiago Mendes, que está machucado e irá desfalcar a equipe hoje. No Palmeiras, Cuca irá avaliar a condição física dos jogadores antes de definir o time titular. A equipe teve compromisso pela Copa Libertadores no meio da semana, e irá enfrentar o Internacional em Porto Alegre, pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira.


Enquanto o São Paulo considera o clássico a oportunidade ideal para derrotar o rival favorito, o Palmeiras quer se livrar de um tabu incômodo. No ano passado, a equipe encerrou jejuns como visitante pelo Campeonato Brasileiro contra Inter, Sport e Atlético Paranaense. Porém, a equipe tricolor ainda é um caso pendente.
O último duelo entre os dois times foi em março pelo Campeonato Paulista e quem levou a melhor foi a equipe alviverde. O Palmeiras venceu por 3 a 0 em partida disputada no Allianz Parque.
O setor defensivo do São Paulo é a principal fonte de preocupação para Ceni. Em 26 jogos disputados durante o ano, a equipe foi vazada em 20 deles, e tomou 32 gols ao todo.
Os jogadores de defesa ainda sofrem para compensar na zaga o poderio ofensivo da equipe tricolor. Mas se o ataque surpreendeu em alguns momentos, atualmente também tem depecionado. Um bom exemplo é o meia peruano Cueva, que enfrenta fase ruim e tem preocupado o técnico Ceni.
A aposta do técnico é o argentino Lucas Pratto, que desde que chegou no São Paulo já anotou 8 gols em 15 jogos. Enquanto isso, o colombiano Borja virou uma das principais dores de cabeça do técnico Cuca. O jogador tem repetido atuações ruins nas últimas partidas e começa a sofrer com as cobranças da torcida.
A novidade no Palmeiras será a presença do jogador Felipe Melo. O volante está suspenso na Libertadores e terá a chance de enfrentar o rival, que tentou a sua contratação no começo do ano.
A expectativa é pela escalação de Michel Bastos. O meio costuma entrar nas partidas no segundo tempo e saiu da equipe tricolor em baixa no final do ano passado, após ser agredido por torcedores. Será seu primeiro retorno ao estádio do Morumbi depois do epísódio.
Após duas partidas pelo campeonato brasileiro, as duas equipes somam 3 pontos, e vencer um clássico desse porte é fundamental tanto para dar sequência na competição, como para levantar a moral com a torcida.