Juve tenta superar histórico para conquistar o Tri da Europa

A Juventus novamente vive um momento mágico, dentro da sua história de 119 anos. A equipe de Turim, conquistou nesta temporada o 33º título do Campeonato Italiano, o sexto de maneira consecutiva. Na Copa da Itália, a Juve chegou ao 12º troféu, sendo o terceiro seguido.

Para alcançar a inédita tríplice coroa, a Vechia Signora vai em busca de exorcizar a “Sina de Vice” que acompanha a equipe quando se trata de final de Liga dos Campeões. Contra o Real Madrid, no sábado (3), em Cardiff, os italianos farão sua nona final da competição, mas nas oito anteriores, os bianconeros só levaram a orelhuda em duas oportunidades.

Confira abaixo, as oito finais de UEFA Champions League que a Juve já disputou:

1º – Temporada 1972/73 – Juventus 0x1 Ajax-HOL

Ainda com o nome de Taça dos Campeões Europeus, a Juve chegava pela primeira vez na decisão do maior torneio do velho continente. Em partida realizada na cidade de Belgrado, na antiga Iugoslávia e atual capital da Sérvia, um gol  logo no início do jogo definiu o jogo, dando o terceiro título europeu para os holandeses.

 

2º – Temporada 1982/83 – Juventus 0x1 Hamburgo-ALE

Dez anos depois, os italianos voltavam a disputar a final europeia. Novamente um gol sofrido no começo do duelo definiu a partida. Foi o primeiro título dos alemães, enquanto os bianconeri amargavam mais um vice, dessa vez, em Atenas, na Grécia.

 

3º – Temporada 1984/85 – Juventus 1×0 Liverpool-ING

Confirmando o grande momento da equipe na década de 80, lá estava a Vecchia Signora em sua terceira final da competição, e dessa vez, finalmente o título inédito foi conquistado. Em Bruxelas, na Bélgica, coube a Michel Platini marcar o único gol do jogo, para os italianos conquistarem a Europa pela primeira vez em sua história.

 

4º – Temporada 1995/96 – Juventus (4)1×1(2) Ajax-HOL

Essa decisão foi especial. A partida aconteceu na Itália, na cidade de Roma. Após o empate, o campeão foi definido nos pênaltis. Melhor para a Juve, que se vingou de 73, superando o Ajax e conquistando sua segunda Champions League.

 

5º – Temporada 1996/97 – Juventus 1×3 Borussia Dortmund-ALE

Diferente do ano anterior, os italianos tiveram que decidir o título jogando no país do adversário. Em Munique, na Alemanha, o Dortmund não deu chances e dominou o duelo, ganhando sua primeira UCL.

 

6º – Temporada 1997/98 – Juventus 0x1 Real Madrid-ESP

Na terceira final de UCL consecutiva, a equipe italiana mediu forças com o Real, assim como acontecerá no sábado. Nesta oportunidade os espanhóis levaram a melhor, conquistando o torneio pela sétima vez. A decisão foi em Amsterdã, na Holanda.

 

7º – Temporada 2002/03 – Juventus (2)0x0(3) Milan-ITA

Manchester foi palco da finalíssima em 2003. O clássico italiano reservou emoção até o fim, já que graças a um empate sem gols, o campeão foi definido nos pênaltis. Ao contrário de 96, quando a equipe de Turim levantou o caneco, dessa vez as penalidades tiraram o Tri da Juve. O Milan vencia a Champions pela sexta vez.

 

8º – Temporada 2014/15 – Juventus 1×3 Barcelona-ESP

Na final mais recente em que participou, os Binaconeri enfrentaram o Barça com o trio MSN em seu auge. O resultado: mais um vice para os italianos. O sexto em oito oportunidades. A partida que marcou o quinto título europeu para os catalães, aconteceu em Berlim, na Alemanha.

 

No sábado, a Juventus vai atrás do que fez em 96, quando venceu a Champions diante de uma equipe que já havia a derrotado em uma final anterior. Dessa vez, contra o Real Madrid, os italianos buscam a revanche de 98, para alcançar o tricampeonato europeu e pôr fim a sequência de derrotas na decisão do maior campeonato de clubes da Europa.