Uma temporada para se esquecer na Áustria

Desde sua criação, em 1899, o Rapid Wien despertou os olhares de toda a Áustria, seja por sua filosofia de jogo, seja por seus resultados impressionantes, e com o passar dos anos, o clube se tornou uma das maiores potências de seu país, sendo considerado o maior clube Austríaco de todos os tempos.

A cidade do nordeste Austriaco se tornou pequena quando Rapid e Austria começaram a medir forças, sempre com jogos duros e com um estilo de jogo mais na raça que na técnica, hoje ambos vivem momentos distintos, mas de nada apagará o passado glorioso de ambos. O Rapid coleciona 32 taças da Bundesliga, logo em seguida vem o Austria com 24.

Com toda a história a cerca de ambos, eles sempre começam as temporadas sendo os favoritos ao título junto com o Salzburg, mas com o Austria sempre ficando um degrau abaixo por não ter uma condição financeira estável e montar bons elencos. Com isso, o Rapid assume o posto de dono de Viena, mas nesta temporada vemos algo que por muitas décadas era algo improvável.

Os alvi-verdes começaram contratando bons nomes como por exemplo os atacantes Kvilitaia e o brasileiro Joelinton para repor algumas ausencias, Thanos Petsos, Dani Alar e Fabian Kainz foram alguns dos que deixaram o clube, e tornaram o Rapid um time frágil por ter ficado sem 2 pilares do meio campo.

A temporada começou com o Rapid buscando um recomeço, e tentando mostrar um time confiável, mas Damir Canadi não está conseguindo colocar sua filosofia no clube, por démitos do elenco que não tem mais aquele brilho de outrora. Muitos nomes do Rapid já não correspondem como na última temporada, Steffan Hofmann um dos maiores ídolos do clube é o símbolo do péssimo momento do Rapid, sem conseguir criar ele deixa assim como os demais atletas uma defesa exposta, um meio sem criação, e um ataque sem poder de fogo.

O começo de Bundesliga por muito não iludiu os torcedores, um começo aplicando uma sonora goleada sobre o SV Ried mostrou que embora o ataque tenha funcionado, o time precisava melhorar seu volume, isto porque, o placar poderia ter chegado aos oito, nove gol. As rodadas passavam, e as vitórias vinham esporadicamente, apenas 7 até o momento, e as derrotas apareceram rapidamente e não dão sinais de desencostar do time, até o momento são 11 derrotas, que deixam o Rapid na 7º colocação da Bundesliga faltando apenas 8 rodadas para o término da competição.

O líder Salzburg está com 62 pontos, e o lanterna Ried com 26, o Rapid somou em 28 rodadas apenas 31, e com isso está mais próximo do rebaixamento que de uma vaga nas Ligas Europeias, e esta temporada já está sendo a pior da história do clube. Como na Áustria só temos um time rebaixado, o Rapid não pode vacilar, pois Ried, Mattersburg e Sankt Polten que vem atrás dele estão mostrando sinais de recuperação, e nos dois últimos turnos não perderam para o Rapid.

O futebol não costuma perdoar times grandes que não mostram sua grandeza em campo, e o Rapid se cair, será o maior vexame da história de um dos maiores clubes da Europa.