Tottenham há mais de 20 temporadas não fica à frente do Arsenal

Atletas do Tottenham buscam quebrar tabu de mais de 20 anos na Premier League - Foto: Divulgação /site oficial

Já se passaram mais de duas décadas quando o Arsenal ficou atrás do seu maior rival londrino, o Tottenham Hotspurs. Mesmo estando na frente, aquilo não passou de uma melhor posição e nada mais. Já que os Spurs ficaram em sétimo lugar e os ‘gunners’ na 12ª posição. À época o campeonato era disputado por 22 clubes e o campeão foi o Blackburn Rovers, hoje na Championship (2ª divisão inglesa).

Aquele Tottenham tinha Jurgen Klinsmann no comando do ataque. Foi autor de 21 gols em 42 rodadas. E não perdeu nenhum dos dérbis na temporada. Na partida em casa, o Tottenham venceu por 1 a 0 com gol do romeno Popescu, que após grande campanha da Romênia na Copa do Mundo de 1994, se transferiu do PSV para os ingleses e duas temporadas depois migrou para Barcelona e Galatasaray. Foi revelado pela potência do país: Steaua Bucareste.

O treinador que até então não sabia que o feito perduraria até hoje, era Gerry Francis, que era do Queens Park Rangers e voltou para lá, após três anos vestido o branco do norte de Londres. Porém, os spurs começaram temporada com outro treinador: Osvaldo Ardiles, que havia sido jogador do clube por 10 anos. De 1978 até 1988 com 221 partidas e 16 gols como volante da agremiação. Como atleta teve seu ápice com o título mundial pela Argentina em 1978, contra os holandeses.

Já o elenco do Arsenal tinha em seu gol o lendário David Seaman. Muitos podem não o conhecer pelo nome, mas se recorda com certeza do gol que tomou de falta de Ronaldinho Gaúcho, na Copa do Mundo de 2002. A sua defesa ainda tinha um dos melhores zagueiros da história do clube: Tony Adams. Além do meia Ray Parlour.

Na antiga casa do Arsenal, o Highbury, os gunners receberam o seu maior rival para o dérbi da cidade de Londres. Pouco mais de 38 mil pessoas viram o empate por 1 a 1 com gols de Klinsmann para o lado branco e Ian Wright, ídolo da equipe, para o lado vermelho.

https://www.youtube.com/watch?v=Jwc0JmbzvxA

Wright, um grande goleador inglês, coincidentemente revelado e ídolo do Crystal Palace, que matou moralmente as chances de Arsene Wenger, ao que parece, em seu último suspiro treinando o Arsenal, o leve para Uefa Champions League pela 19ª nona vez seguida, em uma vitória por 3 a 0 sem um mínimo de reação.

A façanha é tamanha que até uma coincidência histórica, em que a União Europeia suspendia a importação de carne bovina, por causa do  vírus da ‘Vaca Louca’, se repetiu em 2017. Recentemente, o Brasil foi flagrado numa operação denominada de ‘Carne Fraca’ onde se descobriu práticas ilícitas na produção da carne. Ocorrendo assim uma suspensão da importação da carne brasileira em países como Suíça, Jamaica e China.

Atualmente, o Tottenham está com 68 pontos em segundo lugar na Premier League e 14 na frente dos rivais. No primeiro turno houve empate por 1 a 1, no Emirates. O próximo será no White Hart Lane. Os últimos três clássicos terminaram empatados.

O título inglês pode não vir pela segunda vez seguida, temporada passada Leicester, nesta o Chelsea, mas gostinho de estar à frente do seu maior rival após 20 anos e não tendo de ouvir piada do “St Tottenham’s day” isso valerá como uma taça, certamente.