Só mais “um milagre” para a classificação

TURIN, ITALY - SEPTEMBER 30: Gianluigi Buffon of Juventus celebrates after his team-mate Alvaro Morata scored the opening goal during the UEFA Champions League group E match between Juventus and Sevilla FC on September 30, 2015 in Turin, Italy. (Photo by Valerio Pennicino/Getty Images)

É o mesmo cenário, porém, adversário diferente. Há pouco mais de um mês o Barcelona contrariava a lógica ao vencer o Paris Saint-Germain no Camp Nou por 6 a 1 – havia perdido a ida no Parc des Princes por 4 a 0 -, conquistando assim a histórica “remontada” e a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, o estádio catalão mais uma vez será palco de um jogo que promete mexer muito com as emoções. Depois de cair para a Juventus em Turim por 3 a 0, o Barça precisará fazer outro milagre se quiser avançar às semifinais.

Dessa vez a desvantagem do Barcelona é menor em relação ao confronto com o PSG. Mas a dificuldade que Messi, Suárez, Neymar e cia. encontrarão pela frente promete ser maior. Do outro lado há um gigante chamado Gianluigi Buffon, de 39 anos. Capitão da Juventus e da seleção italiana. Considerado por muitos o melhor goleiro deste século.

O Barça precisa vencer por 3 a 0 para pelo menos levar o duelo à prorrogação – se sofrer um gol, terá de ganhar por uma diferença de quatro. O problema é que Buffon e a excelente zaga da Juventus sofreram apenas dois gols nos nove jogos disputados até agora nesta Champions. Trata-se da defesa menos vazada da competição, com média de 0,22 gol sofrido por partida. Na ida, o camisa 1 deixou seu cartão de visitas ao fazer uma defesa espetacular em chute de Iniesta, que àquela altura poderia ter empatado o placar em 1 a 1. É difícil imaginar que ele terá o mesmo destino de Kevin Trapp, do PSG.

O trio esperança Suárez, Messi e Neymar

Vale lembrar que o experiente italiano jamais tomou gol de Messi, caso raríssimo entre os goleiros da elite do futebol mundial. O argentino tentará quebrar esse tabu para ajudar o time Catalão a cumprir sua difícil missão.

A sólida zaga formada por Bonucci e Chiellini é outro ponto forte da Juve. Os dois e Buffon são à base do time e da seleção italiana há anos. Além deles, os laterais também se destacam no esquema de Massimiliano Allegri. Os brasileiros Daniel Alves e Alex Sandro fizeram grande partida contra o Barça na semana passada e foram bem tanto na parte ofensiva, quanto na defensiva. A dupla anulou o trabalho pelas pontas de Neymar e Messi, respectivamente.

Dani Alves, o lateral-direito é um dos grandes personagens do duelo. Ele atuará pela primeira vez no Camp Nou desde que deixou o Barçelona, no meio de 2016. No reencontro com a ex-casa na véspera, para o tradicional reconhecimento do campo, o camisa 23 deu até beijo no gramado.